TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algebra Linear

Trabalho Universitário: Algebra Linear. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1. HISTÓRIA DA NANOTECNOLOGIA .3

2. APLICAÇÃO 3

3. MATERIAIS 3

4. OUTROS EXEMPLOS 4

HISTÓRIA DA NANOTECNOLOGIA

As origens da nanotecnologia são tradicionalmente referidas a 29 de Dezembro de 1959, quando o professor Richard Feynman (vencedor do Prêmio Nobel da Física em 1965) apresentou uma palestra intitulada "Há muito espaço no fundo" (There’s Plenty of Room at the Bottom) durante a reunião anual da Sociedade Americana de Física no Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). Nessa palestra, Feynman falou sobre os princípios da miniaturização e precisão ao nível atômico e como esses conceitos não violam nenhuma lei conhecida da física. Feynman descreveu um processo através do qual a habilidade de manipular átomos e moléculas pode ser desenvolvida, utilizando um conjunto de ferramentas precisas para construir e operar um outro conjunto proporcionalmente menor, e assim por diante até a escala necessária.

APLICAÇÃO

Após ter iniciado a pesquisa, concluí que a nanotecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia, nas mais diversas áreas, entre as quais, o desporto!

O material desportivo tende a ser cada vez mais resistente e leve. Aqui entra a nanotecnologia: os nanotubos de carbono, uma espécie de malhas cilíndricas de moléculas até 6 vezes mais resistentes do que o aço, mas com um peso seis vezes menor.

Seguem-se então alguns exemplos:

Em 2005, o fabricante suíço da BMC utilizou pela primeira vez, na volta à França, uma bicicleta que incorporava tubos de carbono na sua resistência. Embora pesasse menos de um quilo, demonstrou ser dotada de uma excelente rigidez e resistência.

Graças à nanotecnologia, no ténis, utilizando as “tecno-raquetas”, feitas com nanotubos dezenas de milhares de vezes mais finos do que um fio de cabelo, é possível projectar uma bola a uma velocidade dez vezes superior à das raquetas convencionais. Alguns atletas dizem que pode estragar o jogo, uma vez que alguns serviços são impossíveis de devolver.

MATERIAIS

Como o mercado está sempre se atualizando e inovando, não deixaria de ocorrer o mesmo com os materiais empregados na produção de material esportivo.

A maioria dos esportes requer muito esforço físico durante sua prática, provocando assim a transpiração do atleta, pesando nisso então, diversos produtos possuem atualmente propriedades bactericidas, como por exemplo, a nanotecnologia de íons de prata em camisetas de competição, que elimina as bactérias que provocam o mau odor, descoloração e manchas no produto.

Bolas de futebol são revestidas à base de poliuretano, ganhando maciez e maior velocidade durante um chute.

O polímero Kevlar® é muito utilizado em esportes como canoagem e ciclismo. Este polímero é mais leve que a maioria existente no mercado e duas vezes mais resistente que a fibra de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com