TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmos computacionais (programas)

Seminário: Algoritmos computacionais (programas). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Seminário  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

Algoritmos Computacionais ( Programas )

A partir deste tópico, consideramos a utilização do universo Computacional na solução de problemas. Para tanto devemos lembrar que a transposição de problemas do universo Real para o universo Computacional, é realizada através da modelagem de problemas cuja solução já é conhecida e já foi expressa na forma de algoritmo na linguagem natural, discutido no tópico anterior.

Na construção de algoritmos no tópico anterior, foram introduzidos conceitos fundamentais, e suficiente, para a construção de algoritmos em uma linguagem mais próxima da linguagem natural.

Algoritmos computacionais, ou programas de computadores, por outro lado, requerem um nível de detalhamento mais próximo da linguagem computacional, de modo que as ações representem comandos que possam ser entendidos e realizados pelo computador.

Surge então uma questão:

Como saber se já temos detalhes suficientes em um programa para que a AÇÃO possa ser entendida e realizada ?

A resposta a essa pergunta vai depender do agente que irá executar o programa. No caso de algoritmos computacionais, sabemos que o computador possui um conjunto limitado de instruções e que o programa deve ser expresso com estas instruções.

Entretanto para facilitar a construção de algoritmos computacionais, as linguagens de programação evoluiram de forma a aproximarem-se cada vez mais da linguagem natural. Pseudolinguagens tentam aproximar ainda mais os algoritmos computacionais da linguagem natural, sendo especialmente adequadas para utilizacao em cursos introdutórios sobre a arte de programar computadores.

Neste trabalho utilizaremos uma pseudolinguagem, conhecida como PORTUGOL, para aproximar a liguagem natural ao detalhamento das ações nos algoritmos computacionais. A descrição de algoritmos em pseudo linguagens, além da simplicidade, permitem mesclar regras e estruturas rígidas, com descrições de ações em liguagem natural, tornando possível postergar destalhes minuciosos para o momento de modelar o algoritmo na linguagem executável do computador.

A principal vantagem do uso de pseudolinguagens é a flexibilidade, todavia a utilização de ações especiais com regras definidas pode ajudar na modelagem e na posterior transcrição do problema para o universo computacional. Neste aspecto Portugol, tem a flexibilidade de poder ser adaptada facilmente as estruturas da linguagem real.

PORTUGOL

PORTUGOL é uma pseudolinguagem que permite ao programador pensar no problema em si e não no equipamento que irá executar o algoritmo. Em geral, a medida que o programador vai ganhando experiência, existe a tendência de utilização do PORTUGOL ainda no universo Real tornando mais fácil a transposição do problema para o universo Computacional.

Todavia, devemos observar que mesmo com a utilização de pseudolinguagem na modelagem de soluções, é importante considerar-mos a sintaxe (em relação à forma) e a semântica (em relação ao conteúdo ou seu significado).

Lembre que na construção de algoritmo mostrada no tópico anterior, identificamos dois conceitos básicos e fundamentais dos algoritmos.

Memória ( Estruturas de Dados ) para manipulação das informações.

Algoritmo ( Estruturas de Controle ) para manipulação das ações.

Esses conceitos estão representados nas linguagens de programação, reais ou virtuais, através de variáveis (para representar a memória) e ações (para expressar a solução na forma algoritmica).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com