TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alguém

Trabalho Escolar: Alguém. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  3.843 Palavras (16 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 16

ETAPA 01

Introdução:

01-Esta atividade tem como objetivo agregar conhecimento ao que se refere às teorias da administração, perceber que a evolução natural da Teoria da Administração a partir de uma nova visão, percorre um novo caminho, pelo qual os problemas das empresas eram mais complexos e, portanto, exigiam quebra de paradigmas da Administração, permitindo diferencia-las, ressaltando os principais pontos que influenciaram as proposta de administração que se arrastaram a realidade dos dias atuais. A Teoria da Administração é geralmente em certos aspectos, uma decorrência da Teoria das Organizações, ou seja, um meio de por em operação conceitos e ideologias a respeito das organizações. A teoria da administração são conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações. Para compreender melhor o surgimento das teorias da administração analisemos dados históricos que acompanham a evolução da gestão. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processo ou funções. São elas: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

Desenvolvimento:

02-As teorias da administração são conhecimentos organizados, produzidos pela experiência pratica das organizações. As principais teorias são:

1. Escola Clássica: Eficiência dos processos produtivos, combate aos desperdícios, administração como processo, eficiência do modo burocrático de organização. Principais nomes:

• Frederick Winslow Taylor: Defende a eficiência, o combate ao desperdício, os tempos e movimentos, a racionalização do trabalho e a melhor maneira de fazer as tarefas.

• Henry Ford: Entende que a eficiência no processo produtivo na linha de montagem se dá pela padronização de produtos, peças a trabalhadores.

• Henry Fayol: aborda a disciplina no processo de como administrar e as 5 funções (POCCC), as quais devem ser bem definidas para cada cargo na empresa.

• Max Weber: Defende que a forma mais pura de dominação legal é a burocracia, como forma de autoridade, eficiência e organização da máquina administrativa.

• Escola Neoclássica: Tem como ideias principais a estrutura organizacional, a estratégia, a eficácia da organização, a administração da qualidade e o sistema Toyota de produção. Principais nomes: Pierre Du Pont e Alfred Sloan, que defendem a estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado; planejamento estratégico, avaliação de desempenho, centralização de planejamento e descentralização da execução, com unidades centrais de apoio.

• Escola Comportamental: Teve como protagonistas os filósofos gregos, que exploraram as diferenças individuais, a liderança, a motivação, a cultura organizacional, a ética e a responsabilidade social.

• Escola ou Enfoque Sistêmicos: Administra a complexidade nas organizações, o aumento do campo de visão, enxergando o todo, e defende a gestão no formato de cadeia de suprimentos, gerenciamento de projetos.

3.000 a. C. Mesopotâmia: civilização suméria; primeiros dirigentes e funcionários administrativos profissionais. Séc. XXVI a. C. Egito: construção da grande pirâmide; evidências de planejamento, organização e controle sofisticados. Séc. VIII a.C. Roma: império romano. Séc. V a. C. Grécia: democracia, ética, qualidade, método científico, teorização e ideias fundamentais. Séc. IV a. C. China: Sun Tzu, no livro A arte da guerra, propõe princípios de estratégia e comportamento gerencial. Séc. III a. C. Roma: o exército romano cria princípios de organização e gestão de pessoas. Séc. XV Gênova: Luca Pacioli divulga o sistema de partidas dobradas para escrituração contábil. Séc. XVI Veneza: o arsenal de Veneza usa uma linha de montagem para a fabricação de navios. Séc. XVI Florença: Maquiavel publica “o príncipe”, um tratado sobre a arte de governar. Meados do séc. XVIII Inglaterra: início da revolução industrial.

(As mudanças ocorridas no início do séc. XX, em decorrência da Revolução Industrial, exigiram métodos que aumentassem a produtividade fabril e economizassem mão-de-obra evitando desperdícios.) Final do Séc. XIX Alemanha: Wilhelm Wundt cria a psicologia experimental – um de seus discípulos era Hugo Munsterberg, que estabeleceu a psicologia aplicada à administração nos EUA no início do séc. XX. 1881, Estados Unidos: Joseph Wharton funda a primeira escola de administração. Final do Séc. XIX Estados unidos: início do movimento da administração científica, que iria aproximadamente até a década de 1910.

Em 1895, FrederickTaylor apresentou à sociedade o que é considerado o primeiro trabalho da administração científica a piece-rate system (um sistema de pagamento por peça). Sua proposta era atacar o “problema dos salários” enfrentados na época, com ênfase na divisão de tarefas, almejava o aumento da produtividade com base na eficiência dos trabalhadores.

Década de 1910, Estados Unidos: linha de montagem móvel, de Henry Ford. Década de 1910, Alemanha: Max Weber desenvolve seus estudos sobre a burocracia. Em 1916, França: aos 75 anos Fayol publica o livro administração geral e industrial. Segundo ele a administração é uma função distinta das demais funções da empresa e compreende cinco funções: planejamento, organização, comando, coordenação e controle.Década de 1920, Japão: desenvolvimento do sistema Toyota. 1969, Estados Unidos: fundação do Project Management Institute (PMI). Década de 1980, Estados Unidos: movimento da reengenharia e Seis Sigmas. Hoje, a sociedade está passando por profundas mudanças que afetam todas as empresas e seu ambiente, segundo CHIAVENATO (1997, p.20-5), estas mudanças são:

Da sociedade industrial para a sociedade de informação; tecnologia simples para a alta tecnologia; da economia nacional para a economia global; do curto prazo para o longo prazo; da democracia representativa para a democracia participativa; das hierarquias para a comunicação lateral intensiva; da opção dual para a opção múltipla; da centralização para a descentralização; e, da ajuda institucional para a auto-ajuda.

03-Crítica ao texto - Organizações mecanicistas x organizações flexíveis: existiria um meio termo?

CAETANO, Jéssica L. N.

A autora propõe ao apresentar a escola clássica (Frederick Taylor, Henry Ford com ênfase nas tarefas e Henri Fayol e Max Weber com ênfase na estrutura organizacional) onde Taylor visava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com