TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alienação

Tese: Alienação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  Tese  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 3

Alienação é uma forma de tirar a identidade das pessoas. Uma pessoa alienada é aquela que age sem saber das coisas. É uma pessoa que vive mas não dá importância para o que se passa no mundo. Que não luta pelos seus ideais e que se submete a qualquer coisa. Algumas pessoas são tão alienadas que não sabem nem mesmo a situação que nosso país está vivendo. O governo e a mídia são os principais agentes na alienação. Com programas como Big Brother, que não tem um valor cultural e que induz a pessoa a ligar para eliminar "candidatos" e escolher um preferido em um reality show. As pessoas não sabem que perdem o tempo precioso, em que podiam estar lendo um livro e jornais para saberem o que se passa pelo mundo. O governo por sua vez sempre diz que está tudo bem, e joga debaixo do tapeta as incriveis façanhas como a corrupção e as médias baixas na qualidade de vida do nosso país. Alienação é se deixar levar sem ter opinião e sem saber o porque das coisas.

Muitas vezes nem paramos para pensar sobre o significado da mídia em nossas vidas, mas se analisarmos um pouco, veremos que ela influencia em quase todos os campos da vida.

Depois da Revolução Industrial que aconteceu na Inglaterra em mais ou menos 1760 a 1850, o mundo pôde experimentar uma enorme evolução tecnológica que a partir daí trouxe o capitalismo que conhecemos hoje. Com o capitalismo, tudo mudou, as indústrias cresceram, as cidades encheram, a economia se desenvolveu, a mentalidade das pessoas mudou. Houve inúmeros aspectos positivos, porém, de outro lado, pode-se ver um capitalismo selvagem, uma corrida pelo poder, uma imensa injustiça social, exploração pelo trabalho e o consumismo exagerado das pessoas em que tudo se torna descartável. Partindo da questão do consumismo e do “tudo descartável” é que podemos falar sobre a alienação das pessoas pela mídia.

A mídia dita tudo, conceitos, moda, cultura, modo de vida, assuntos, padrão de beleza, idéias, pessoas. Todos os dias aparecem instrumentos tecnológicos melhores, novo estilo de roupa, novas tendências e outros. Com isso, consideramos aquilo que usávamos como ruim e velho e já nos apoderamos dos lançamentos, tornado assim, as coisas descartáveis. Vivemos como se fôssemos dependentes dos meios de informação para viver. Quem sai do padrão imposto por ela e pelos detentores do poder é considerado estranho, louco, diferente. Isso já está tão arraigado nas pessoas e elas acabam nem tendo consciência disso. A alienação nos é passada pelos meios de comunicação de massa que nos dão informações (subliminares ou não) em que, ao recebê-las ficamos alienados por eles. A igreja, a escola, a família e demais instituições sociais nos transmitem a todo momento mensagens novas que somos obrigados a acreditar como verdade.

Penso que as pessoas precisam pensar mais, questionar mais. Na verdade, é muito cômodo para nós receber tudo pronto, sem se mover com nada. Para mim, este é um mal crônico que a sociedade enfrenta. Por esses motivos, é que políticos tanto roubam, pessoas são enganadas, jovens ficam anorexas, mulheres deformam o corpo, a busca infinita pela perfeição e é por isso que existe tanta gente ignorante e que é passada para trás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com