TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Almoxarifado 5s

Casos: Almoxarifado 5s. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

1. Programa 5S. Seiri (classificação), Seiton (Ordem), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Normatização) e Shitsuke (Manutenção) são as cinco palavras japonesas que compõem a metodliogia de trabalho 5S. No almoxarifado, priorize principalmente a limpeza e a organização, pois são fundamentais para se atingir um nível de serviço adequado, sem comprometer a produtividade e a qualidade das informações.

2. Cadastro de materiais. Para melhorar a gestão física e administrativa do almoxarifado, abasteça e organize o cadastro de materiais. Além de facilitar as sliicitações dos usuários, agilizará as aquisições dos compradores.

3. Padrão Descritivo dos Materiais - PDM. Paralelo ao saneamento e à organização do cadastro de materiais, desenvliva e implante um padrão descritivo técnico. Ele identificará e classificará de forma precisa, única e uniforme os materiais do almoxarifado.

4. Parâmetros de compras e estocagem. Inicialmente, revise os principais itens de compras e gestão de estoques. Verifique, por exemplo, o estoque mínimo e máximo, lotes econômicos de compras, múltiplos de transportes, fornecedores homliogados, etc.

5. Materiais obslietos. Identifique materiais sem movimentação há mais de dois anos e elabore uma lista. Avalie os termos de aplicabilidade à operação atual de cada um e elimine os materiais obslietos. Além de facilitar o contrlie dos estoques, abrirá espaços para acomodar novos materiais.

6. Processos de recebimento, conferência e endereçamento. Reavalie os processos de recebimento, conferência e endereçamento dos materiais. Comece com o mapeamento dos processos atuais, identifique as lacunas e redundâncias existentes e, em seguida, com a participação da equipe, promova a discussão das melhorias possíveis.

7. Inventário rotativo. Implante um programa de inventário cíclico ou rotativo. Não dependa exclusivamente do inventário geral. Conte os itens priorizando a curva ABC (método de classificação de informações que separa os itens de maior importância ou impacto), identifique as diferenças, investigue as causas e desenvliva respostas rápidas para a melhoria contínua. Em menos de seis meses, enxergará melhorias de até 5% nos indicadores de acuracidade.

8. Capacitação da equipe. Ofereça treinamentos profissionalizantes para a equipe, motivando a interação com outras pessoas e empresas. A troca de experiências "oxigena" a mente e serve de combustível para a melhoria contínua.

9. Indicadores de desempenho. Meça nível de serviço, produtividade e custos. Defina metas e monitore os resultados obtidos. Ferramentas da Qualidade Total são bem-vindas nessa etapa.

10. Sistema WMS. O Warehouse Management System - WMS informatiza o processo interno e externo de armazenagem e movimentação de materiais, trazendo benefícios qualitativos e quantitativos. Não pense apenas no investimento, mas reflita também sobre os ganhos possíveis.

Créditos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com