TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amazônia

Por:   •  20/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

O conceito de Amazônia pode-se dividir da seguinte forma:

Amazônia Real é uma floresta tropical localizada na região norte da América do Sul. Esta região inclui territórios pertencentes a nove nações. A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60 por cento da floresta, seguida pelo Peru com 13 por cento e com partes menores na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e França (Guiana Francesa).

Amazônia Legal é a área que engloba noves estados do Brasil (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte dos estados do Mato Grosso e Maranhão). Esse termo criado pelo governo com objetivo de desenvolvimento da região.

● Ponto de vista político:

Profundas mudanças estruturais ocorreram na Amazônia onde novos atores têm hoje papel decisivo: a sociedade civil organizada, os governos estaduais e a cooperação internacional. Tais mudanças são percebidas segundo diversos interesses dominantes na escala global, nacional e regional, gerando conflitos que dificultam a implementação de políticas públicas adequadas.

A Amazônia é hoje uma região em si, que demanda uma política de consolidação do desenvolvimento. Fortalecimento institucional, C/T&I e regionalização são estratégias sugeridas para esse fim.

● Ponto de vista econômico

No Brasil desde o século XIX a região amazônica é uma das fontes da economia brasileira através do extrativismo de açaí, látex, flora aromática etc. Em estados como Pará, Rondônia e Mato Grosso é forte a agropecuária, com enormes fazendas de criação de gado de corte e plantação de soja. Em Rondônia, nos últimos anos também vem ganhando destaque a plantação de café. Além disso, a região também é rica em minérios tais como: ferro e ouro. É também, é foco de várias usinas hidroelétricas (Tucuruí (PA), Samuel (RO) entre outras).

O governo federal oferece incentivos fiscais para a instalação de indústrias no Amazonas, especialmente montadoras de eletrodomésticos. Sua administração cabe à Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e os incentivos deverão permanecer em vigor, já que o Pólo Industrial de Manaus (PIM), além de ser a base da economia do Amazonas, também contribui para diminuir o desmatamento no Estado, segundo estudos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

● Ponto de vista social:

A sociedade, em geral, e os governos passaram a preocupar-se com a questão ambiental e a floresta vem tornando-se dia a dia mais colorida, menos verde e mais tangível. A mídia, em particular, vem nos alertando para a realidade ambiental no país e no mundo e, em razão do avanço do desmatamento, dos conflitos de terra e da exploração de minérios, a Amazônia vai sendo evocada de forma negativa, como um problema em busca de solução.

Por outro lado, a floresta majestosa representa de igual modo, uma figura utópica, um "tesouro intocável" a ser "preservado" a qualquer custo. Esse fato está a demandar muita preocupação da parte dos países que a detêm e também do mundo todo. A pressão internacional, no que se refere à preservação de um ambiente que possui uma das maiores biodiversidades existentes no planeta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com