TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anadevane

Seminário: Anadevane. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Seminário  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

Fatores que tornam o negócio competitivo

As empresas devem estabelecer estratégias para se tornarem competitivas. Essas estratégias devem ser definidas a partir da análise de indicadores financeiros, não-financeiros, setoriais e regionais.

O planejamento é fundamental para o sucesso do negócio e pode ser feito por meio do marketing estratégico.

Nesta página, você aprende a fazer planejamento estratégico, montar um plano de marketing, definir público-alvo e posicionar o produto no mercado.

Composição do mercado e definição do público-alvo

Para desempenhar satisfatoriamente seu papel no mercado, o empreendedor deve mapear o consumidor, o concorrente e o fornecedor

Para desempenhar com sucesso seu novo papel, o empreendedor precisará de informações que o ajudem a mapear com clareza possível três vertentes do mercado:

1. O mercado consumidor, do qual fazem parte os clientes que comprarão suas mercadorias ou utilizarão os serviços prestados por sua empresa. Para obter dados sobre o mercado consumidor é necessário fazer pesquisas.

2. O mercado concorrente, que produz e vende mercadorias ou presta serviços idênticos ou similares aos que o empreendedor pretende oferecer.

Preste atenção em características como qualidade, preço, acabamento, durabilidade, funcionalidade, embalagem, porte, qualidade no atendimento, facilidade de acesso, forma de apresentação da mercadoria.

3. O mercado fornecedor, que oferece equipamentos, matéria-prima, embalagens e outros itens que o empresário necessita. Informações sobre fornecedores podem ser encontradas em listas telefônicas, anuários setoriais e revistas especializadas e, ainda, na Internet.

Segmentação de mercado e identificação do público alvo

Significa dividir o mercado em grupos de compradores potenciais que têm necessidades, desejos, percepções de valor ou comportamentos de compra semelhantes.

A segmentação pode ser feita de duas formas:

- De acordo com características dos consumidores: demográfica geográfica (bairro, cidade, região) e psicográfica (atividade, interesse e opinião).

- Pela relação dos consumidores com o produto: por benefícios e pela lealdade de marca.

http://www.sebrae.com.br/customizado/acesso-a-mercados/conheca-seu-mercado/estrategias-de-mercado

Estratégias para competir no mercado

A competitividade de uma empresa deve ser analisada com base em indicadores financeiros, não-financeiros, setoriais e regionais, entre outros

Para saber se uma empresa é competitiva, é preciso analisar uma série de indicadores de produtividade e competitividade, como faturamento bruto, relação entre faturamento e número de funcionários e relação entre faturamento e área ocupada. São indicadores financeiros, não-financeiros, setoriais e regionais, entre outros.

Além disso, é necessário identificar os que mais se aplicam ao seu negócio como ferramentas de análise e avaliação. Alta qualidade, bom serviço, inovação e preço são fatores-chave para o sucesso em um ambiente competitivo. Sem eles, a empresa está fadada ao fracasso, entretanto, eles são apenas o primeiro passo para o caminho do sucesso.

As novas formas de concorrer incluem a capacidade para desenvolver produtos com melhores projetos e fornecê-los mais rapidamente. O objetivo é aumentar a oferta de vantagens e construir um relacionamento mutuamente vantajoso com o cliente em longo prazo. Cada empresa deve encontrar o seu conjunto de estratégias.

É preciso entender as necessidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com