TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ano novo

Por:   •  26/11/2015  •  Abstract  •  2.739 Palavras (11 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 11

SEMANA DA REFORMA

SERMÃO EXPOSITIVO: SOLA GRATIA[1]

Preparado por Walter Mendes

Texto bíblico: 2 Samuel 9

Hinos: HASD 204 “Maravilhosa Graça”/ 476 “Eu Achei”

INTRODUÇÃO

A – O tema que vamos abordar hoje é o “Sola Gratia”, um dos 5 solas proclamados pelos reformadores protestantes do século XVI. “Sola Gratia” é uma expressão latina que significa "Graça somente”.

A Igreja Católica Romana acredita que as boas obras ajudam na salvação do homem, numa espécie de mistura de confiança na graça de Deus e confiança no mérito de suas próprias obras. Muitos evangélicos dizem que o catolicismo ensina a salvação pelas obras. Isso é errado. Os católicos reconhecem sua necessidade da misericórdia de Deus. Mas acreditam que suas obras acumulam “créditos a mais” na hora de receberem a salvação e as bênçãos de Deus.

A devoção dos católicos praticantes vem disso: ir à missa, confessar-se perante o padre, participar de romarias, procissões e novenas, jejuns e rezas regulares e frequentes, fazer obras de caridade, cumprir promessas como subir escadarias de joelhos etc. Tudo isso acumula “pontos” com Deus e conta na hora de ir ir para o Céu ou receber uma bênção ou milagre aqui na Terra.

Mas e se eu não tiver pontos bons suficientes? O padre perdoa meus pecados e diminui o débito. Maria e os santo compartilham os pontos extra dele comigo. Meus parentes e amigos se juntam numa novena ou missa para pedir por uma bênção  em geral ou pela salvação da minha alma. Não é uma relação de barganha entre minhas boas obras e a bênção/salvação que vem de Deus. como se estivessem no mesmo mesmo nível. É Deus quem prepara e serve a refeição que eu não consigo fazer, mas a refeição não vem se eu não der um “presentinho” ou “gorjeta" em troca.

B - A Reforma Protestante leu a Bíblia e descobriu que o homem estende a mão vazia para receber como um mendigo faminto. Nós não temos nada a oferecer em troca de nossa salvação ou das bênçãos de Deus.

A Bíblia diz que a salvação vem somente pela graça, independentemente das obras:

Romanos 3:23-24: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça.”

Efésios 2:8-9: “porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto [a salvação] não vem de vós, é dom de Deus; não [vem] de obras, para que ninguém se glorie.”

Tito 3:5: “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.”

Romanos 11:6: “Se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça”.

Mas o que “graça” é essa de que tanto falamos e e tanto ouvimos? Graça é favor imerecido – essa é a definição protestante desde a época da Reforma. É uma ajuda, bênção, ação etc. que Deus ou alguma pessoa faz em favor de alguém sem que a pessoa mereça ou consiga retribuir o favor. Isso é o o "Sola Gratia”, ou "graça somente”.

Abra sua Bíblia em 2 Samuel 9, o texto principal dessa noite.. Vamos ler uma história do Antigo Testamento que vai nos ajudar a entender de forma prática como funciona a graça.

DESENVOLVIMENTO

A – 2 Samuel 9:1 – A PROMESSA LEMBRADA 

Para entendermos a pergunta de Davi, é preciso voltarmos ao passado: a rejeição de Saul, a unção de Davi, a perseguição de Saul a Davi, a amizade entre Jônatas e Davi e a promessa mútua de tratar aos descendentes com bondade em 1 Samuel 20:12-17 e 42. Eles prometeram que no caso de um dois morrerem , o amigo que ficasse vivo trataria os filhos e netos do falecido com o mesmo carinho e proteção que daria ao amigo em vida.

Quando Davi faz essa pergunta, se passaram 20 anos desde a morte de Saul e Jônatas. Ele está no auge da prosperidade política, militar e econômica. é um rei amado e respeitado pelo povo, o território do país passou de 9 mil para 90 mil quilômetros quadrados, Israel é temido pelos seus inimigos e vive em relativa paz com seus vizinhos, a economia vai muito bem e o escândalo com Bate-Seba está muito longe de acontecer.  Diante de todas essas coisas boas, vem a lembrança da promessa feita 20 anos antes ao amigo falecido.

APLICAÇÃO: 1) Ter palavra e honrar promessas.

Note que a pergunta não envolve quaisquer restrições: resta alguém digno, ou merecedor, ou capaz? É dito apenas: resta alguém?.  

        

B – 2 Samuel 9:2-5 – ENCONTRADO O DESCENDENTE

Desejoso de cumprir a promessa, Davi logo toma as providências e procura um homem que serviu a família de Saul para encontrar o descendente. Segundo Flávio Josefo, em Antiquities. l. 7. c. 5., Ziba era um escravo cananeu que pertencia à família de Saul. Não está certo se ele teve os serviços dispensados pouco antes ou após a morte de Saul, mas o direito judaico (Levítico 25:46) o fazia herança e possessão para os filhos do seu senhor[2]. Essa é uma informação importante para entendermos um ponto posterior desta narrativa. No começo do verso 3, lemos que o coração de Davi estava repleto da bondade de Deus e ele queria compartilhar esta bondade com os outros.

APLICAÇÃO: 2) “para que use eu da bondade de Deus para com ele”. Gratidão leva a partilha das bênçãos de Deus com outros.

A resposta não demora a chegar, no final do verso 3: “Ainda há um filho de Jônatas VÍRGULA aleijado de ambos os pés”. Isto é, o descendente é deficiente e não poderá trabalhar nem no palácio, nem no exército. Davi passa a informação por alto e busca mais informações sobre o rapaz.

APLICAÇÃO: 3) O preconceito e estigma existem desde a antiguidade, mas cabe aos cristãos transpor esses males da sociedade. Como Cristo fez, a oposição a tais males deve ser manifesta em nosso trato igualitário para com todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (191.6 Kb)   docx (759.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com