TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anticítera

Seminário: Anticítera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Seminário  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

No início do século XX, foi encontrado em águas gregas o chamado mecanismo de Anticítera que os cientistas modernos consideram um ancestral do computador moderno.

Ele permitia fazer cálculos astronômicos mais complexos e funcionava, inclusive, como uma régua de cálculo. Além disso, o aparato foi construído usando elementos de transmissão que usamos em carros modernos e que descobrimos apenas na primeira metade do século XX.

A descoberta dos pescadores gregos consistia de peças fixadas em pedaços de pedra que incluíam cerca de 20 engrenagens, eixos, tambores, setas e três discos com inscrições e símbolos astronômicos. Este mecanismo peculiar provavelmente ajudava os marinheiros da antiguidade a navegarem em alto mar por meio de calculação da latitude. Além disso, esse milagre de mecânica de precisão permitia calcular ciclos lunares e continha uma tal quantidade de diferentes peças que apenas muitos séculos mais tarde, no século XIX, conseguiram criar algo parecido.

Nesta antiga “calculadora”, como chamaram o aparato os cientistas que o estudaram com raios-X, estavam quatro discos minúsculos com mais de 2.000 inscrições que serviam simultaneamente de manual de instruções e de breve estudo dos corpos celestes da idade antiga.

O mais surpreendente em tudo isso é a rigorosa precisão de montagem do aparelho, que evoca pensamentos de produção em série com uso de ligas metálicas (afinal, eles conseguiram resistir à corrosão por mais de dois milênios).

Em outras palavras, os gregos e os romanos conseguiram iniciar a produção em série de um dispositivo que se tornou uma peça de equipamento padrão de seus navios. Por isso, a sua própria existência contradiz a teoria oficial do baixo nível de desenvolvimento da civilização greco-romana. E as alavancas centrais do mecanismo de Anticítera funcionavam de forma semelhante a um sistema de transmissão automóvel, ou seja a uma caixa de câmbio vulgar que foi criada apenas na primeira metade do século XX!

Depois de novas pesquisas, os cientistas conseguiram encontrar uma citação de Cícero que atribuía a criação deste dispositivo a Arquimedes. Uma vez que este mecanismo (ainda não conhecemos todos os seus segredos) era utilizado para determinar as fases da Lua e do Sol, as posições de estrelas, sem falar de soluções de problemas aritméticos elementares, ele é considerado um antigo ancestral dos nossos computadores modernos. Claro, ele não tinha uma tela LCD e um teclado, mas ele era capaz de trabalhar com logaritmos e possuía uma notável precisão, especialmente para uma peça técnica do século I a.C.

Até hoje não foi encontrado nenhum dispositivo semelhante, mas a sua própria existência completa o quadro do mundo antigo onde existiam não apenas calculadoras mas, talvez, até mesmo lâmpadas elétricas. E os egípcios que criavam murais dentro das pirâmides à luz de iluminação artificial? Foram encontrados desenhos em artistas trabalham com seus filhos à luz de holofotes.

Será que isso significa que o mundo antigo teria herdado tudo isso de uma civilização muito mais antiga que foi puxada para o fundo do Oceano Atlântico na sequência de um grande cataclismo, e que alguns restos de seus conhecimentos técnicos teriam sido adotados pela civilização egípcia, e depois copiados pelos antigos gregos e romanos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com