TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antiginastica

Pesquisas Acadêmicas: Antiginastica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 6

ANTIGINÁSTICA

Thérèse Bertherat, que criou a antiginástica nos anos 70, escolheu o termo antiginástica® na época da anti-psicanálise. Não porque ela quisesse denegrir a ginástica tradicional, mas porque considerava que certos exercícios, como, por exemplo, aqueles que forçam a inspiração ou que projetam a coluna vertebral para trás para liberar a caixa torácica, só agravavam os problemas do diafragma e da coluna vertebral.

Antiginástica é um trabalho corporal que visa aliviar, por meio de movimentos precisos, uma série de tensões acumuladas ao longo da vida do indivíduo e refletidas por crispações, dores, atrofias e deformações. Com o método, ganha-se consciência de todos os movimentos do corpo, “recuperando-se” a musculatura em qualquer momento da vida.

Andréa Cardoso e Rejane Benaduce foram as primeiras profissionais brasileiras formadas por Thérèse Bertherat para trabalhar com essa técnica corporal. As duas, que atuam em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente, são as responsáveis pela formação de novos professores, com a supervisão pessoal de Thérèse Bertherat. Ser um profissional de Antiginástica requer um diploma obtido após três anos de prática pessoal, seguidos de três anos de formação e de estágios regulares de reciclagem.

A primeira turma formada no Brasil por Rejane e Andréa se compõe de seis profissionais, atuando em diversas localidades do país. São elas: Daniela Barbosa (Alphaville e Perdizes – São Paulo), Maria Amélia A. Cardoso (Campinas e Vila Mariana – São Paulo), Aglaia Azevedo (Florianópolis – SC), Anna Basevi (Humaitá – Rio de Janeiro), Isabel Cristina Pinto (Barra da Tijuca – Rio de Janeiro), Isabel Nabuco (Brasília – DF).

Além da Federação Internacional de Antiginástica, que tem como presidente Thérèse Bertherat, há no mundo quatro associações de Antiginástica: no Brasil, Espanha, França e Itália.

Thérèse Bertherat escreveu vários livros sobre o assunto, todos publicados em português pela editora Martins Fontes. Seu primeiro livro, O corpo tem suas razões, autocura e antiginástica, publicado pelas Editions du Seuil em 1976, vendeu mais de um milhão de exemplares no mundo inteiro e suscitou um grande interesse junto ao público em geral, assim como em profissionais de diferentes categorias, como: fisioterapeutas, parteiras, professores de educação física, treinadores esportivos, psicólogos, educadores, etc. Quatro novos livros seguiram-se ao primeiro: O correio do corpo, em 1981, As estações do corpo, em 1985, A toca do tigre, em 1989, e, finalmente, Quando o corpo consente, em 1996.

SOBRE THÉRÈSE BERTHERAT

Fisioterapeuta de formação, Thérèse Bertherat é a criadora da antiginástica e autora do best seller O corpo tem suas razões. Desapontada durante seus estudos pela aridez e rigidez do ensino onde “ estudávamos o corpo músculo por músculo, osso por osso mas jamais no seu conjunto, sempre em partes separadas, e o mesmo nos tratamentos” , ela se interessa então por outras vias terapêuticas. Seu encontro com Françoise Mézières será determinante. De fato essa fisioterapeuta elaborou uma visão revolucionária da anatomia enxergando o corpo como uma totalidade onde cada elemento depende do outro. Thérèse Bertherat se forma no seu método, mas não para por aí e continua sua própria pesquisa. Estuda e analisa outras terapias corporais : a bioenergética, a eutonia, o rolfing, a gestalt-terapia, a acunpuntura, as teorias da medicina chinesa, que vêm completar os conhecimentos de grandes psicanalistas, de Freud a Jung, passando pelos trabalhos de Wilhem Reich. Mas trabalha principalmente com seus clientes e, pouco a pouco, cria seu método, a antiginástica que desenvolveu pelo mundo todo formando profissionais.

COMO SE DESENVOLVE UMA SESSÃO?

Numa sessão de antiginástica®, a palavra, a reflexão, a expressão das sensações e emoções têm tanto espaço quanto os movimentos propriamente ditos.

• As diferentes etapas de uma sessão:

A primeira fase é um teste que permite perceber com precisão o que, da cabeça aos pés, lhe aperta e limita. O profissional pede que você fique numa posição física precisa, rigorosa e exigente. Uma posição que corresponde à sua integridade anatômica e que exige toda a amplitude de sua musculatura. É uma posição que nunca se faz, que todo mundo evita sempre. Para conseguir ficar nela, o seu corpo repete o que ele faz sempre, mas dessa vez com uma evidência flagrante: ele se torce e se deforma. Um ombro se levanta, uma perna vai para o lado, os dedos dos pés se retorcem. Por quê?

Não porque, como se diz comumente, seus músculos estão fracos, mas, ao contrário, porque estão apertados por um excesso de força.

Um bloco muscular formidável faz você se curvar, corta sua respiração, impedem-no, agora de forma bem clara, de obedecer às ordens do seu cérebro, e você não pode mais ignorar esse impedimento.

Na segunda fase da sessão você entra em contato com cada um dos seus nós musculares, os mesmos que o impediam de se mexer e de se desdobrar com elegância e que evitavam deixar a sua musculatura retomar toda amplitude natural de seus movimentos.

De grão em grão, fibra por fibra, você começa, suavemente, pacientemente, calmamente, a desenrolar o novelo tão complicado de sua musculatura.

Progressivamente, ao longo das sessões, o seu corpo aprende a desmontar as armadilhas nas quais estava preso. Ele se alonga, se posiciona, encontra seu verdadeiro comprimento, sua beleza natural, enfim, sua calma.

ROUPA RECOMENDADA

Blusa e calças confortáveis, de preferência feitas de matéria natural (algodão, lã, etc). Os pés ficam descalços. É aconselhável retirar bijuterias, jóias, relógio, óculos e tudo o que entrava seus movimentos.

EQUIPAMENTOS

Antiginástica® prática com equipamentos simples, fácil de encontrar ou fazer: palitos de madeira, bolas (feitas de cortiça ou de sementes) e soletrados almofadas.

PARA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com