TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antissepticos

Seminário: Antissepticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Seminário  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Esterilização por calor úmido - Autoclave

O calor é um dos mais importantes métodos utilizados para o controle do crescimento e para eliminar os micro-organismos. É seguro, barato e não forma produtos tóxicos.

Acima da temperatura ideal de crescimento, o calor vai promover a desnaturação de proteínas estruturais e enzimas, levando a perda da integridade celular e consequentemente a morte.O calor pode ainda ser dividido em calor seco e calor úmido.

O calor seco elimina micro-organismos também por processo de oxidação. O calor na forma úmida de vapor tem maior poder de penetração e elimina as formas vegetativas de procariotos, vírus, fungos e esporos. A morte pelo calor é uma função exponencial que ocorre a medida que a temperatura se eleva.

Esterilização por calor úmido:

O uso do vapor como agente esterilizante é uma prática comum mesmo antes dos primeiros estudos de microbiologia comprovar sua eficácia. Os registros mais antigos do uso do vapor para a conservação de alimentos foram feitos no século XVI, mas foi, a partir de século XIX, que tal técnica difundiu-se para a esterilização de artigos, materiais, alimentos, etc.

A autoclave utiliza o calor na forma de vapor d'água sob pressão.

Funciona com uma fonte de calor (resistência) que gera a energia necessária para vaporização da água em seu interior e, à medida que o vapor vai sendo gerado, a mistura ar-vapor que surge vai sendo retirada por uma válvula mecânica na parte superior do recipiente, até que se obtenha o máximo de vapor saturado, a uma dada temperatura e pressão, de acordo com a lei dos gases ideais. A partir deste ponto inicia-se a contagem de tempo de exposição e, ao término deste, descarrega-se o vapor da câmara e retira-se o material.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com