TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplalinamento

Seminário: Aplalinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  Seminário  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

O aplainamento é uma operação de usinagem que utiliza uma plaina, equipamento que corta o material usando uma ferramenta de corte com movimentos alternativos retilíneos montada sobre um torpedo. Sua principal função é remover irregularidades da superfície plana. Na plaina limadora é a ferramenta que faz o curso de corte e a peça tem apenas pequenos avanços transversais. Esse deslocamento é chamado de passo do avanço

A plaina pode realizar estrias, rasgos, rebaixos, chanfros, faceamento de topo em peças de grande comprimento. Isso é possível porque o conjunto no qual está o porta-ferramenta pode girar e ser travado em qualquer ângulo. Como a ferramenta exerce uma forte pressão sobre a peça, esta deve estar bem presa à mesa da máquina. Quando a peça é pequena, ela é presa por meio de uma morsa e com o auxílio de cunhas e calços. As peças maiores são presas diretamente sobre a mesa por meio de grampos, cantoneiras e calços.

Equipamento que corta o material usando uma ferramenta de corte com movimentos alternativos montada sobre um torpedo. Sua principal função é remover irregularidades da superfície plana. Na plaina limadora é a ferramenta que faz o curso de corte e a peça tem apenas pequenos avanços transversais

Geralmente o corte do material e feito durante o avanço da ferramenta onde que no retorno da mesma não há corte algum.

Movimentos

O Movimento de Corte: executado pela ferramenta de aplainar é divido entre curso útil e curso vazio, que juntos constituem o curso duplo.

Curso Vazio: como o nome diz é a parte do curso que a ferramenta volta sem arrancar cavacos.

Movimento de Avanço: gera a espessura do cavaco. Semelhante ao movimento de profundidade no torneamento.

Movimento Lateral: Deslocamento da peça para aplainamento no sentido transversal.

A plaina limadora é constituída de partes fundamentais para que possa executar suas devidas operações

Ferramentas

As ferramentas ou navalhas de aplainar são normalmente fabricados em aço rápido, muitas vezes os gumes são também constituídos de metal duro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com