TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps 1 Semestre Unip

Trabalho Escolar: Aps 1 Semestre Unip. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  4.659 Palavras (19 Páginas)  •  1.197 Visualizações

Página 1 de 19

APS

“Atividades Práticas Supervisionadas”

1° semestre – 201.

“A conexão do pensamento científico”.

Alunos:

Fernando Augusto RA B786BI-4

Rodrigo Marques Augusto RA B70HCE-9

Samuel Neco Fernandes RA B86HFG-4

Vinicius Ferreira Donato RA B6106H-8

¬

Sumário

INTRODUÇÃO 4

1 BIOGRAFIA 5

1.1 PITÁGORAS DE SAMOS 5

1.2 JOAHANNES KEPLER 7

1.3 ARISTÓTELES 9

2 EXPOSIÇÃO DAS IDÉIAS 11

2.1 PITÁGORAS DE SAMOS 11

2.2 JOAHANNES KEPLER 12

2.3 ARISTÓTELES 14

3 ANÁLISE DE UMA FUNÇÃO MATEMÁTICA 16

4 IMPACTOS PRODUZIDOS 18

4.1 MATEMÁTICO PITÁGORAS 18

4.2 FÍSICO JOHANNES KEPLER 19

4.3 FILOSOFO ARISTÓTELES 21

DISSERTAÇÃO 23

BIBLIOGRAFIA 25

INTRODUÇÃO

Esta tese visa buscar não só a biografia, as principais ideias, leis elaboradas e os impactos produzidos na sociedade, mas mostrar toda importância que tiveram em suas épocas e até os dias de hoje, numa conexão do pensamento científico antigo e moderno. Veremos aqui, três grandes colaboradores do pensamento científico da humanidade que são Pitágoras de Samos, Johannes Kepler e Aristóteles. Importantes pensadores, tanto na matemática, física e na filosofia.

1 BIOGRAFIA

1.1 PITÁGORAS DE SAMOS

Destacamos um trecho da enciclopédia Barsa a respeito da biografia de Pitágoras (570-500 aC.), sendo um matemático grego, tendo sido também lider religioso, místico, sábio e filósofo. Nasceu em Samos, uma ilha grega na costa marítima do que hoje é a Turquia. Viajando a Mileto, uma cidade grega 50 quilômetros a sudeste de Samos, aprendeu Matemática com Tales (624-546 a.C.), considerado o fundador da Matemática grega. Segundo antigos historiadores, Pitágoras viajou para o Egito e para a Babilônia, onde é provável que tenha se encontrado com o profeta Daniel. É provável também que Pitágoras tenha estudado na Índia. Sua crença na reencarnação talvez tenha origem indiana. Um de seus contemporâneos é Buda, e é provável que Pitágoras e Buda tenham se encontrado. Em torno de 525 a.C. Pitágoras mudou-se para Crotona, uma cidade ao sul da Itália, onde fundou a Ordem (Escola) Pitagórica. Casou-se com Teano, provavelmente a primeira mulher matemática da história.

Conforme o site UOL Educação, por volta de 530 a.C. teria se fixado na cidade de Crotona, na Magna Grécia, onde passou a se dedicar ao ensino e à política. Ao que parece, a confraria fundada por Pitágoras teve atuação decisiva na derrota que, em 510 a.C., Crotona infligiu à cidade de Sibaris. Depois, contudo, Pitágoras e seus partidários aristocratas teriam sido derrotados por um partido democrático. Não se tem notícia sobre as causas da morte do filósofo, mas alguns estudiosos acreditam que ele poderia ter sido assassinado em uma perseguição política. De qualquer forma, no ano 500 a.C, Pitágora já não vivia.

O matemático não se contentava em dizer frases, provava e verificava geometricamente um enunciado matemático, ou seja, expressava como teorema. Entre eles os mais conhecidos são: a soma dos ângulos internos de um triângulo, é igual à soma de dois ângulos retos; a superfície de um quadrado é igual à multiplicação de um lado por si mesmo, surgindo a expressão "elevar ao quadrado"; o volume de um cubo é igual a sua aresta multiplicada três vezes por si mesma, originando a expressão elevar ao cubo.Para Pitágoras a música era o melhor meio de purificar a alma. Os termos criados por ele são usados até hoje, como "média harmônica" e "progressão harmônica". Como astrônomo, seu principal mérito foi conceber o universo em movimento. Como teórico de medicina, achava que o corpo humano era construído basicamente por uma harmonia: homem doente era sinal de harmonia rompida. Como filósofo, deu origem a uma corrente, que inspirou vários pensadores gregos, entre eles Platão.

1.2 JOAHANNES KEPLER

Conforme a enciclopédia Barsa, o astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630) foi brilhante em sua área de atuação. Nascido em Weil der Stadt, ele estudou teologia na Universidade de Tübingen. Depois, passou para o campo da matemática e tornou-se professor em 1593. Como parte de suas tarefas na universidade, Kepler escreveu um calendário anual e um almanaque, usando o sistema planetário heliocêntrico para facilitar os cálculos.

Em 1596, publicou Mysterium Cosmographicum (Mistério Cósmico) e, com esta obra, tornou-se o primeiro cientista conhecido a apoiar Copérnico publicamente. Kepler mostrou que o Sol impele os planetas para suas órbitas com uma força que diminui na proporção do quadrado da distância. Ainda assim, os cálculos de Kepler não conseguiam prever os eventos celestiais satisfatoriamente. Ele precisava de observações recentes dos planetas.

O grande astrônomo dinamarquês Tycho Brahe (1546-1601) possuía um grande número de dados planetários, mas ainda não tinha preparado suas observações para publicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com