TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquaporinas

Seminário: Aquaporinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Seminário  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

AQUAPORINAS

Nos últimos anos, temos presenciado grandes avanços na área cosmética e estética, em especial as novas tecnologias de desenvolvimento de ativos e produtos com ação antienvelhecimento, antioxidante, entre tantas outras aplicações. Independente da especificidade da ação, a manutenção do equilíbrio hídrico é crucial para a aparência da pele e conseqüentemente para as respostas aos diversos tratamentos para a beleza da pele ofertados no mercado. Para isto as pesquisas neste campo da ciência não param, novos ativos com propostas variadas de mecanismos de hidratação surgem a todo o momento, mas nada se compara a descoberta das AQUAPORINAS e o avanço que ela representa no campo da cosmética!

Descoberta pelo americano Peter Agre, ganhador do Prêmio Nobel de Química, as AQUAPORINAS teve seu funcionamento descrito como canais formados por proteínas especiais que atravessam a membrana celular e que permitem de forma seletiva a entrada e saída de água, ao mesmo tempo em que previne a passagem de íons e outros solutos. São compostas por quatro subunidades protéicas que funcionam como um canal. As moléculas de água atravessam os canais em fila e a presença destes canais aumenta a permeabilidade das membranas à água. Nesse caso a água atravessa a membrana celular, que pode ser por difusão através da bicamada fosfolipídica ou pode ser através de canais de água especializados. Mais tarde, outros pesquisadores mostraram que pelo mesmo canal, as células absorviam também outras moléculas eletricamente neutras, como a uréia e o glicerol.

A maioria das aquaporinas parecem desempenhar somente o papel de transportar água, impedindo a passagem de íons e de outras pequenas moléculas. Algumas aquaporinas, conhecidas como aquagliceroporinas, transportam água e glicerol, juntamente com outras pequenas moléculas

Fator essencial para a integridade da manutençao do EC é a hidratação e sem dúvida alguma a presença de aquagliceroproteinas ou aquaporinas é de vital para a manutenção dessa função celular. As Aquaporinas presentes nas membranas plasmáticas das células epidérmicas responsáveis pelo transporte de água e de pequenas moléculas de solutos, especialmente glicerol, essenciais para a manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico celular de todos os organismos vivos (Liu e Wintour, 2005) (figura 3), também presentes em estruturas associadas à epiderme como nos folículos e nas glândulas capilares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com