TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mudanças de Hábitos

Por:   •  14/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 3

As mudanças de hábitos e o aumento do consumo nos últimos anos levaram às inovações tecnológicas, que por sua vez, levaram ao aumento da produção de bens de consumo e, consequentemente, o aumento a produção de embalagens, que são extremamente poluentes para o meio ambiente. Existe uma grande variedade de materiais que são utilizados para a produção de embalagens nos alimentos, incluindo plásticos, metais, vidro e celulose. Cada material tem suas características diferentes para preservar o produto dentre as quais as principais são as propriedades de barreira a gases, aroma, luz, água, microrganismos e resistência mecânica.

Devido ao problema ambiental que essas embalagens causam, o presente projeto Eco Maniva propõe uma embalagem biodegradável que possui uma demanda voltada para o meio de embalagens no armazenamento de carnes. A proposta foi substituir a bandeja de, já que esta apresenta grande problema ambiental. A bandeja biodegradavél derivada da fécula de mandioca será resistente para suporte as condições de umidade do tipo de alimento requerido, com as mesmas características da embalagem de poliestireno, porém com o tempo de vida reduzido a fim de decompor de forma rápida e sem causar danos à natureza.

1.1.2. Segmento de mercado

As embalagens biodegradáveis estão cada vez mais ganhando espaço no mercado, tendo como uma alternativa mais sustentável no lugar do plástico. Os plásticos são responsáveis por cerca de 8 milhões de toneladas por ano que muitas vezes acabam contaminado os oceanos. Empresas estão trabalhando para tentar reduzir esses plásticos, trazendo alternativas mais sustentáveis, a demanda desses produtos cresceu em 20% e podem crescer ainda mais. (TOLEDO, 2021).

Todavia, o mercado de carnes costuma ser intensamente competitivo, onde a inovação e praticidade são essenciais para aumentar a presença das respectivas indústrias. De acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e a FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), o consumo per capita de carne no mundo inteiro chegou a 34,4kg no

ano de 2019. Diante disso, a demanda mostra crescente por produtos de carne embaladas, por fornecer muita praticidade aos consumidores. Perante o Instituto Americano de Embalagens e Meio Ambiente, em 2017, foi apresentado que cerca de 68% da carne dos EUA, uma das maiores potenciais econômicas do mundo, foi embalada, o que indica que a preferência por produtos cárneos já embalados vem se desenvolvendo cada vez mais. (MODOR INTELIGENCE,2022)

1.1.2.1. Fécula de Mandioca

Em 2018, foram produzidas 536,6 mil toneladas de fécula de mandioca no Brasil, tendo expressivo avanço de 27% frente ao ano anterior. Este ponto evidencia um dos grandes entraves na indústria, a ociosidade industrial, que é resultado das características da produção agrícola e também da ausência de arranjos institucionais.

O setor de fécula ainda tem grande potencial, mas, para que cresça ainda mais, é preciso minimizar as sazonalidades de produção e de preços e tentar impulsionar as exportações. (CARDOSO; SOUZA, 1999.)

1.1.2.2. Embalagens biodegradáveis

O mercado de embalagens biodegradáveis está cada vez mais presente no mercado e anda ganhando preferência por ser uma alternativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com