TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assuntos

Projeto de pesquisa: Assuntos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 5

-Quais foram as expressoes da questão social no surgimento do serviço social--Quais foram as expressoes da questão social no surgimento do serviço socialQuais foram as expressoes da questão social no surgimento-Quais foram as expressoes da questão social no surgimento do serviço social do serviç-Quais foram as expressoes da questão social no surgimento do serviço socialo social

Muitos problemas são registrados no Brasil quanto à violência sobre os deficientes, mas também, muitos pontos positivos vêm tomando o assunto. Fazendo parte do contexto social e familiar de crianças, jovens e idosos, que resulta em violações de direitos, onde a falta de orientação do poder público facilita a impunidade dos agressores, já que a maioria das vezes a violência acontece em casa, por negligencia, maus tratos, agressões, abusos sexuais... Muitas vezes, essa situação piora por não ser levada a sério quando a vítima consegue denunciar.

Normalmente isso acontece em regiões que não têm serviços necessários para ajudar a superar as limitações, mantendo essas pessoas fora de seus direitos mais básicos, produzindo múltiplas vulnerabilidades e traumas.

A questão é que será que a sociedade brasileira está preparada para conviver com deficientes e como será que a sociedade vem reagindo a violência decorrente da questão eleita?

1 DESENVOLVIMENTO

A violência e o preconceito contra a diversidade acontece em com muita frequência no Brasil. Não é difícil de encontrar, em uma busca por jornais e revistas,internet, manchetes onde pessoas são agredidas,discriminadas,sofre negligencias. Com certa facilidade, os deficientes sofrem um pouco mais com isso. Devido ao preconceito por ser diferente, muita gente não suporta dividir o espaço com pessoas com deficiência, sejam elas físicas ou psicológicas ou por fragilidades psicológicas.

A maior parte desse tipo de violência inicia-se em próprio domicílio. Segundo a Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (CAADE), junto com os Direitos Humanos, estimam uma totalidade de 110 crimes contra deficientes no ano de 2012. Das 110 denúncias recebidas 55 foram sobre agressão e maus-tratos e 38 de abandono material.

nas ruas também pode-se observar a violência que o deficiente vem sofrendo.

Isso se deu para sustentar o mito liberal de que por sermos todos racionais, somos todos livres e iguais.

A Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa sobre a Política Estadual para Promoção e Integração Social da Pessoa com Deficiência, assegura as condições que protegem e defendem a cidadania. Uma busca alcançada em 1999,deu direito ao deficiente, acesso a concursos públicos com um percentual de vagas disponíveis ou seja com a criação de cotas, abrindo assim vagas no mercado de trabalho, como mostra o decreto 3.298, 20 de Dezembro de 1999 que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência Física, consolida as normas de proteção ao acesso a trabalho e aos concursos públicos, e dá outras providências.

Além de todos os direitos, a sociedade se deparou com uma evolução cultural com a diversidade. Podemos dizer que a desigualdade social e a pobreza são problemas sociais contemporâneos na maior parte dos países.

E a diversidade que envia à multiplicidade e convivência de ideias, características, etc., em determinado assunto. A diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, diferentes ângulos de visão, variedade, entre outros, e também pode ser encontrada em contrários ou ainda, na tolerância mútua. Não sendo somente em casa, nas ruas também se pode observar a violência que o deficiente vem sofrendo. Não sendo somente física, a partir do momento em que o deficiente é descriminado, ele esta sofrendo um ato de violência. Discriminação é um fato que ocorre bastante no dia-a-dia do deficiente. Quantas vezes não são observadas pessoas estacionando carros em locais de acesso ao deficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com