TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ata De Aulas

Artigos Científicos: Ata De Aulas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 6

1ª Aula

ATA DE AULA

Tema: Visão Geral Sobre Empreendedorismo

Assuntos Discutidos:

• Conceito de Empreendedorismo

• Competências e seus Pilares

• Pilares de um Plano de Negócio

• Diferença dos Profissionais – 4 Perfis Iniciais de Empreendedor

• Dinâmica – Atividades de Pessoas Empreendedoras

Empreendedorismo é criar riqueza através de novos produtos, métodos de produção, mercado, novas forma de organização. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucro para a organização, e valor para o cliente.

Empreendedorismo significa criar empresas ou produtos novos, agregar valor, é saber identificar oportunidades e transforma-la em um negocio lucrativo.

O conceito de um empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competência e habilidades relacionadas á criação de um projeto (técnico, cientifico, empresarial). Esse conceito tem a origem de empreender que significa realizar, fazer ou executar.

O Perfil de um empreendedor está em pessoas que conseguem harmonizar esforços individuais e coletivos, que criam algo novo e criativo.

Qualidades de um Empreendedor:

• Iniciativa

• Visão

• Coragem

• Firmeza

• Decisão

• Atitude e Respeito Humano

• Capacidades de Organização e Direção

O empreendedor deve focalizar no aprendizado que são nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, com isso, ser capaz de tomar a decisão certa e frente à concorrência existente.

As dinâmicas destaca que todos nós podemos ser criativo e se querermos alcançar algo devemos sempre inovar, sem medo de nada, todos nos temos o seu lado id, ego e superego. O id é o que desperta nossa criatividade e busca novos olhares e novos horizontes, o ego é a principal função para agir como intermediário entre o id e o superego é a resposta imediata se é “certo” ou “errado”.

Concluímos que o empreendedor tem iniciativa, visão do futuro, capacidade de inovar, essas são umas características e talentos fundamentais para um bom empreendedor, mais também um bom empreendedor tem que executar seus sonhos, enfrentando risco mesmo não tendo força, tomar atitudes que ninguém tomou e nunca ter medo dos obstáculos que enfrentara em sua jornada.

2ª Aula

ATA DE AULA

Tema: Analise do Conceito Empreendedor e Analise de Mercado

Assuntos Discutidos:

• Explicação do Empreendedor

• Diferença de Produto e Serviço

• 4 P’S Marketing

• Analise Swot

• ATPS

• Reunião em Grupo

O Empreendedor tem o seu conceito da França – Pós-Guerra.

Explicação do Empreendedor:

empre – emprestado do que já existe (criar, recriar dar sentido)

ende – toda ideia possui em endereço certo (ponto de venda)

dor – plano de negocio (visão, valores, analise de sowt, missão projeto)

As diferença básica entre o produtos é que são tangíveis, é possível tocar, sentir, avaliar a qualidade antes da compra, já o serviços por sua vez são intangíveis, o cliente só vai saber se o serviço é bom ou ruim depois de comprado, porque é impossível saber o resultado antes de experimentar.

Outra diferença muito importante é que o valor dos produtos é produzido em fábricas e os clientes não participam da produção, ao contrário dos serviços, onde o valor é produzido no momento da prestação e da entrega. É um processo onde o cliente normalmente participa da operação, dando opiniões e exigindo certa personalização.

Os 4 P’s de Marketing, são os elementos básicos que compõe qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Promoção e Ponto de Venda (PVD). Eles são as definições fundamentais que uma empresa deve fazer para atingir um determinado público-alvo.

Definições:

Produto: matéria prima, quem pode fornecer, porque quanto tempo, quantos fornecedores distribuem (insumo)

Preço: 3 maneiras de precificios (1 ideia-custo geral / 2 analise de custo) 3 marca/status

Promoção: tornar publico, promover

PVD: ponto de venda- onde vou vender

Análise Swot é uma ferramenta utilizada para fazer análise ambiental, sendo a base da gestão e do planejamento estratégico numa empresa ou instituição. Sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. É importante o instrumento ser utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa.

Força: qual a forma do seu negocio

Oportunidade: quais serviços gera oportunidade

Fraqueza: onde o produto é fraco

Ameaça: os concorrentes, ponto de venda, preço ou produto

Concluímos que a analise de mercado é importante para um empreendedor, com isso ele pode tá fazendo toda avaliação do seu produto onde ele vai tá vendo suas vantagens e desvantagens. O empreendedor ele tem a ideia mas não tem recursos, o empreendedor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com