TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aterro Sanitário A Ceu Aberto

Ensaios: Aterro Sanitário A Ceu Aberto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 6

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

• Estudo de Impacto de Vizinhança

• Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA)

• Estudo Ambiental Simplificado (EAS) – equipe multidisciplinar

• Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)

• GEOPROCESSAMENTO (INFORMATIZAÇÃO)

• Elaboração de mapas temáticos diversos: geologia, geomorfologia (relevo), pedologia (solo), hidrografia, vegetação, declividade, sombreamento do relevo, mapas das áreas legalmente protegidas, mapas de campanhas de fauna(conservação de espécies ameaçadas), mapas de alternativas locacionais, unidades de conservação, (uso e ocupação do solo, área de abrangência),etc.

• Georreferenciamento de bancos de dados como endereços e locais de interesse, limites e confrontações. Sistema geodésico brasileiro, com precisão posicional fixada pelo INCRA

• Geração de modelo digital de elevação e representação tridimensional da realidade topográfica da região (mapa 3D) com imagens de satélite

• Identificação, mapeamento e quantificação de áreas para projetos de Averbação de Reserva Legal e delimitação de Áreas de Preservação Permanente (APP)

SERVIÇOS GEOLÓGICOS

• Mapeamentos Geológicos e Geotécnicos Perfis dos solos (unidades) Caracterização das camadas (densidade, resistência, compactação,etc.)

• Laudos Geológicos e Geotécnicos

• Execução e Acompanhamento de Sondagens com Ensaio SPT(Standard Penetration Test) usando a queda de um peso (normalmente um bloco de aço) de 65 kg caindo a uma altura de 75 centímetros. O valor “Nspt” é o número de golpes necessário para fazer o amostrador penetrar no solo a uma profundidade de 30 centímetros, após a cravação inicial de 15 centímetros. É possível, sob condições ideais, conseguir penetrar mais que 40 metros de profundidade com o método SPT. A limitação por golpes (denominada de “nega”) é determinada quando se obtém uma penetração menor do que 5 centímetros em 10 golpes consecutivos.

• Execução de Ensaios de Permeabilidade do Solo (tipos, erosões)

• Instalação de Poços de Monitoramento (O poço recebe tampa de ferro e coletas de água ou vapor para análises químicas)

CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS

• RESÍDUO SÓLIDO URBANO: inclui o resíduo doméstico assim como o resíduo produzido em instalações públicas (parques, por exemplo), em instalações comerciais, bem como restos de construções e demolições.

• RESÍDUO INDUSTRIAL: é gerado pela indústria, e pode ser altamente prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana.

• RESÍDUO HOSPITALAR: é a classificação dada aos resíduos perigosos produzidos dentro de hospitais, como seringas usadas, aventais, etc. Por conter agentes causadores de doenças, este tipo de lixo é separado do restante dos resíduos produzidos dentro de um hospital (restos de comida, etc), e é geralmente incinerado. Porém, certos materiais hospitalares, como aventais que estiveram em contato com raios eletromagnéticos de alta energia como raios X, são categorizados de forma diferente (o mencionado avental, por exemplo, é considerado lixo nuclear), e recebem tratamento diferente.

• RESÍDUO NUCLEAR: composto por produtos altamente radioativos, como restos de combustível nuclear, produtos hospitalares que tiveram contato com radioatividade (aventais, papéis, etc), enfim, qualquer material que teve exposição prolongada à radioatividade ou que possui algum grau de radioatividade. Devido ao fato de que tais materiais continuam a emitir radioatividade por muito tempo, eles precisam ser totalmente confinados e isolados do resto do mundo.

• RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO : abreviadamente conhecidos por RCD, são resíduos provenientes de obras civis - construção, reconstrução, ampliação, alteração, conservação e demolição ou derrocada de edificações, assim como o solo e lama de escavações.

• RESÍDUOS PORTUÁRIOS, ,AEROPORTUÁRIOS E DE OUTRAS ALFANDEGÁRIAS : Todos os resíduos provenientes de outros países podem ser classificados como perigosos, pois são possíveis agentes contaminantes e vetores de doenças endêmicas. Os resíduos considerados perigosos são incinerados com os mesmos cuidados utilizados na eliminação de lixo hospitalar

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico realizada pelo IBGE em 2000, coleta-se no Brasil diariamente 125,281 mil toneladas de resíduos domiciliares, 52,8% dos municípios brasileiros dispõe seus resíduos em lixões.

RECICLAGEM

-É o processo de reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos.

-É o melhor método de destinação do lixo, em relação ao meio ambiente, uma vez que diminui a quantidade de resíduos enviados a aterros sanitários, e reduz a necessidade de extração de matéria-prima diretamente da natureza.

-A reciclagem de certos materiais é viável, mas pouco praticada, por não ser comercialmente interessante.As fibras, em especial não podem ser recicladas continuadamente.

- lixo tóxico e o lixo hospitalar, não podem ser reciclados, devendo ser eliminados ou confinados. Fraldas descartáveis são recicláveis.

- os materiais mais reciclados : vidro, o alumínio, papel e o plástico. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção e/ou gerar energia.

-É um setor que tem gerado quantidade de empregos nas grandes cidades. Muitos trabalhadores do setor conseguem renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

GERENCIAMENTO DO LIXO

LIXÃO forma ambientalmente inadequada de disposição de resíduos sólidos no solo, acarretando problemas à saúde pública e um impacto ambiental de dimensão incalculável.

- É a fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. Normalmente é uma célula adjacente ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com