TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atidade

Ensaios: Atidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Surgimento e evolução da Engenharia de Software

A Engenharia de software é uma área da computação voltada à especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, com aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando organização, produtividade e qualidade. Nos primórdios da Engenharia havia a necessidade de mais rapidez e praticidade no desenvolvimento dos trabalhos, com isso o que era manual foi sendo substituído pelas máquinas. Nos dias de hoje são inúmeros os sistemas que são gerenciados por computadores desde bancos até sistemas mais simples como os de um posto de saúde ou de uma empresa voltada ao entretenimento.

Os softwares passaram a ser indispensáveis para as instituições e com isso gerou a necessidade de padronização na criação do mesmo, utilizando uma metodologia específica, para evitar problemas de muitas pessoas criando sua própria linguagem de programação. Na hora de colocar o programa a venda ou para rodar em uma empresa, a confusão seria enorme.O software ou programa deve ser adequado às necessidades da empresa, desempenhando uma função específica. Daí veio à necessidade de pessoas especializadas nesse tipo de desenvolvimento e capacitação.

Existem várias formas e ou metodologias para a criação de um programa, dentre as principais podemos destacar a metodologia Extreme Pro¬gramming – XP, que tem quatro atividades básicas: codificar, testar, escutar e modelar, demonstradas através de quatro valores: a comunicação, a simplicidade, o feedback e a coragem. Ela vem para acelerar esse processo de desenvolvimento e levando em conta critérios como satisfação, integração contínua, entre outros.

Essa forma de desenvolver deve adotar o planejamento e o gerenciamento do software, essas etapas são básicas e indispensáveis, porque compreendem todo o projeto, possibilitando um entendimento mais claro dos riscos, os recursos, as tarefas a serem executadas, ou seja, o projeto como um todo, ressaltando ainda que se seguir o planejamento não tem risco de perder ou pular qualquer etapa de criação. Com a necessidade de rapidez na criação, foram criadas ferramentas que acompanham esse processo, muitas podem ser utilizadas: Excel da Microsoft, Netoffice (LINUX), Ms-Project da Microsoft, Planner, DotProject, GranttProject etc, para fazer esse tipo de análise, tipo de sistema operacional, aplicabilidade, treinamento do desenvolvedor, analisar a estrutura do trabalho e assim optar pela melhor ferramenta.

Para que uma pessoa esteja apta a trabalhar na criação de softwares ela precisa ter um perfil profissional específico, pois na Engenharia de Software necessita-se que a pessoa seja do tipo tecnológica, ou seja, que esteja sempre em busca de novas descobertas, novas tecnologias, novos desafios e buscando também formas mais avançadas ou melhores para aplica essas tecnologias no seu campo de trabalho seja novos hardwares ou softwares. Esta pessoa precisa ser criativa e acima de tudo inovadora, pois os clientes querem coisas diferentes e fáceis de usar. Essa área de Engenharia de Software se desenvolve constantemente e diariamente se modifica, com isso na hora de desenvolver ou modificar um produto temos que levar consideração o que é melhor para o cliente, se o produto realmente vai satisfazer.

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »