TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa

Dissertações: Atividade Avaliativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O processo envolvido na leitura é fundamental para a aprendizagem do indivíduo, sendo primordial na evolução do vocabulário, desenvolvendo o conhecimento, a dinâmica e o entendimento na interpretação de textos e, sentido crítico na sociedade em que vive. O desenvolvimento particular de cada indivíduo, seja esse, como pessoa ou como cidadão para a sociedade, tem como fonte motivadora o hábito da leitura, a qual é considerada uma poderosa e duradoura influência na promoção de seu crescimento. As bibliotecas públicas municipais podem ser consideradas bibliotecas escolares pelo seu caráter educacional e cultural. Além disso, possuem como objetivo, democratizar a informação, diminuindo a desigualdade social. Também, como uma instituição democrática, atende às expectativas de uma sociedade independente de condições sociais, educacionais e culturais. Assim, esse estudo tem como objetivo principal conhecer o hábito de leitura dos usuários e possibilitar a melhoria da quantidade do acervo literário e bibliográfico da Biblioteca Pública do município de Arvorezinha, disponibilizando maior diversidade de livros, como, literatura infantil, livros técnicos, periódicos, artigos, entre outros, que contemplarão a necessidade da comunidade Arvorezinhense.

Palavras-chave: Leitura; biblioteca pública; cultura; comunidade, acervo literário e bibliográfico.

ABSTRACT

The process involved in reading is fundamental to the individual's learning and are essential in the development of vocabulary, developing knowledge, and understanding the dynamics in the interpretation of texts and critical sense in the society in which he lives. The particular development of each individual , whether it be as an individual or for society as a citizen , as a motivating source has the habit of reading , which is considered a powerful and lasting influence in promoting its growth . Municipal public libraries can be considered school libraries for its educational and cultural character. Furthermore, they aim, democratize information, reducing social inequality. Also, as a democratic institution meets the expectations of a society regardless of social, educational and cultural. Thus, this study aims at knowing the reading habits of users and enable the improvement of the amount of literature and literary collection of the Public Library of the city of Arvorezinha, providing greater diversity of books, as children's literature , technical books , periodicals, articles, among others, which will cover the community need Arvorezinhense .

Key words: Reading; public library; culture, community, literature and literary estate.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .............................................................................................8

1.1 Abordagem inicial ao tema ............................................................................8

1.2 Objetivo Geral.............................................................................................10

1.3 Objetivos Específicos...................................................................................10

1.4 Justificativa...................................................................................................11

2 CONTEXTUALIZAÇÃO...............................................................................12

2.1 Município de Arvorezinha: História e Cultura...............................................12

2.2 A Importância da Identidade Cultural de um povo.......................................14

2.3 Bibliotecas Públicas.....................................................................................15

2.3.1Biblioteca Pública do Município de Arvorezinha.............................16

2.3.2 A importância da leitura à comunidade..........................................17

3 DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA......................................................18

4 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO...........................................................19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................21

ANEXO..............................................................................................................23

1. INTRODUÇÃO

1.1 Abordagem inicial ao tema

A manifestação de idéias, necessidades e desejos têm feito com que os indivíduos, de modo geral, busquem aprimorar seus conhecimentos e a necessidade de dominar e ampliar novos conceitos e então um novo mundo (OLIVEIRA,1996).

A aprendizagem pela leitura, por ser complexa, requer motivação, esforço e prática (Sim-Sim, 2001). O processo de leitura pode ser compreendido como sendo uma forma de pensar, uma habilidade complexa, determinada por algumas situações, como, a capacidade de perceber e compreender símbolos que se contextualizam, onde podem variar desde uma leitura superficial de informações, até uma análise mais intensa (Sohail e Alvi, 2011).

O processo envolvido na leitura é fundamental para a aprendizagem do indivíduo, pois esse é primordial na evolução do vocabulário, desenvolvendo o conhecimento, a dinâmica e o entendimento na interpretação de textos e, sentido crítico na sociedade em que vive. A deficiência da leitura pode ser o resultado da falta de paciência ou mesmo carência no hábito durante o processo de aprendizagem.

Segundo RIBEIRO (2010) as atividades que estimulam o hábito da leitura nos indivíduos são os diferentes tipos de fontes de informações e materiais bibliográficos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com