TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa

Por:   •  30/8/2013  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  1.518 Visualizações

Página 1 de 3

“O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, com uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal)”. GOHN, 2003.

O Brasil tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Algumas iniciativas merecem considerações, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza.

(IBMEC - Adaptado) Em uma demonstração bastante evidente de que os problemas ambientais despertam enorme preocupação em todo o mundo, vários foram os encontros realizados para tratar do tema, tais como a ECO-92 e a Rio+20, no Rio de Janeiro e a Rio+10, em Johanesburgo (África do Sul). Analise as seguintes afirmativas sobre as questões ambientais:

(UFPI - Adaptado). Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios no nosso Planeta, e é um dos maiores desafios relacionados às questões ambientais. Essa afirmação refere-se a uma preocupação:

Escolher uma resposta.

a. apenas para países que utilizam uma tecnologia altamente desenvolvida, que precisam de organismos vivos como fonte original dos princípios ativos.

b. mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolverem e muitas delas podem desaparecer em poucas décadas, se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade.

c. regional, porque o desaparecimento de espécies de animais pode ser responsável por problemas alimentares e pelo aumento de pragas, pela ruptura da cadeia alimentar em algumas regiões do mundo.

d. apenas para os Estados Unidos e países da Europa que já destruíram quase totalmente suas florestas, por terem se desenvolvido industrialmente há muito tempo.

e. apenas para países e regiões que se organizaram politicamente em espaços áridos ou semiáridos, como a Namíbia e o Nordeste do Brasil, que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas.

Question 10

Notas: 1

(ENADE 2007 – Adaptado). A transição para um tipo de desenvolvimento que seja ambiental e socialmente sustentável exige a aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »