TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Páscoa

Seminário: Páscoa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Seminário  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 8

Era tempo de Páscoa e, diferente da tradição que cultivamos hoje no ocidente, era para os judeus um tempo de memórias sobre a grande libertação de Deus de uma amarga e longa escravidão. Tempo de relembrar que os seus primogênitos haviam sido poupados da ira de Yaweh, por causa do sangue do cordeiro nos umbrais de suas portas. Era tempo de ofertas de sacrifícios e de reflexão interior para os mais religiosos. Naquele dia, Jesus enviou dois de seus discípulos mais fiéis, a saber, Pedro e João, a fim de preparar um lugar especial onde realizaria algo tão cheio de significado que marcaria profundamente a alma de toda a cristandade em todas as gerações ate os dias de hoje. O mestre queria um lugar onde pudesse ter um momento de intimidade com seus amigos e para isso, mandou que os mesmos seguissem alguém.

“E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei, e portanto não posso ir. E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos”. Lucas 14:17-21

Escusar-se = desculpar-se, desobrigar-se.

1 - A Ceia

A Palavra fala da ceia, das bodas, da união da Igreja com o Senhor Jesus, aquele grande evento que a Igreja aguarda, que é o arrebatamento.

Quando houver o arrebatamento, nós sentaremos à mesa com o Senhor para participarmos da grande ceia.

Na comparação desta parábola nós vemos que o Espírito Santo faz o convite a determinadas pessoas para que participem da ceia. O convite não foi dirigido para todos, mas para alguns, para aquelas pessoas especiais.

Esta grande ceia preparada pelo pai de família simboliza a grande ceia que a Igreja vai participar com o Senhor Jesus na eternidade, aquele evento esperado e que acontecerá após o arrebatamento.

Nós seremos arrebatados e, em seguida, sentaremos com o Senhor Jesus para participarmos dessa festa que acontecerá na eternidade, a festa pela união do Senhor Jesus com a sua Igreja.

No passado (e ainda hoje), as pessoas importantes do reino se assentavam à mesa do rei. Isso acontecerá conosco naquele grande dia.

2 - Os Primeiros Convidados.

Inicialmente o convite foi dirigido a um grupo especial, e a Palavra mostra isso de uma forma figurada.

Nós sabemos que os judeus foram chamados e que os gentios (os não judeus) não tinham direito à salvação naquele primeiro momento.

Os judeus foram convidados, a festa estava preparada para eles, mas eles rejeitaram, eles não atenderam ao convite, eles desobedeceram e saíram da presença do Senhor.

Quando os judeus não deram valor ao convite (preferindo fazer outras coisas ao invés de irem à festa), o Senhor voltou-se para os gentios.

Considerando essa mesma comparação, nós podemos dizer que isso também pode acontecer conosco. Nós também recebemos o convite, aceitamos, recebemos a bênção do Senhor, abrimos o nosso coração, mas chegou um momento que certas coisas começaram a entrar na nossa vida e se tornaram mais importantes do que a salvação, do que a bênção do Senhor, Ele ficou em segundo plano, em segundo lugar. Isso é rejeição. Quando o Senhor não está em primeiro lugar na nossa vida, nós o estamos rejeitando.

O pai de família (Pai) enviou o seu servo (Espírito Santo) fazer o convite aos judeus para participarem da ceia, das bodas do Cordeiro (Filho), mas recebeu como resposta três tipos de desculpas.

Vamos considerar que nós somos estes que foram especialmente convidados, que recebemos uma bênção, mas que, em determinado momento, começamos a rejeitar o convite que o Espírito Santo nos fez.

A rejeição não é proposital. Quem rejeita não tem essa intenção, ele não quer rejeitar, mas rejeita mediante os seus atos.

3 - As Desculpas.

a) Comprei um campo, e importa ir vê-lo;

O campo fala dos interesses de cada pessoa. Um dia, porém, nós entramos no campo do Senhor, onde estava escondido um tesouro (Mt. 13:44).

Quando nós abrimos o nosso coração, nós entramos num campo que é do Senhor, um campo espiritual, porque tudo aquilo que é espiritual está no campo das coisas espirituais. Nós deixamos os nossos interesses materiais e entramos naquele campo que é espiritual e assim encontramos o tesouro que estava escondido ali, um tesouro de grande valor.

Quando você sai do campo do Senhor e volta para o campo do seu interesse pessoal, você está rejeitando aquilo que é do Senhor e aí começa a se desculpar: Olha, me desculpe, mas eu hoje tenho um compromisso inadiável, eu não posso atender a esse convite porque preciso ver o campo que comprei, estou comprometido com isso, hoje não posso.

A pessoa rejeita sem querer rejeitar, não é intencional, não é de propósito, essa rejeição é imperceptível, a pessoa não é categórica, ela não diz: Olha, eu estou rejeitando, pelo contrário, ela não afirma isso porque ela não quer rejeitar, mas está rejeitando através dos seus atos.

Esse é o nosso cuidado porque as coisas do Senhor são muito sensíveis e o Espírito Santo conhece o nosso coração.

b) Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los;

Os chifres falam dos poderes que prendem o homem aos seus interesses terrenos.

A junta é formada por dois bois unidos por uma canga (jugo de madeira).

Atrás da junta de bois é colocado o arado, que é um utensílio agrícola que levanta e vira o solo, preparando-o para a sementeira e plantio. O arado tem uma espécie de guidom, um guiador, onde o lavrador segura e, na outra extremidade, uma ponta que tem um material resistente, um ferro, por exemplo, que vai fazer os sulcos na terra, no solo a ser semeado. Os bois vão puxando o arado e ele vai abrindo a terra em sulcos.

A pessoa que guia o arado precisa estar sempre olhando para o chão porque ela precisa seguir a direção da trilha que está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com