TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Contabeis

Pesquisas Acadêmicas: Atps De Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância dos dados informados por meio da contabilidade, dentro da estrutura de uma empresa.

Analisando as aulas e conteúdos apresentados em sala e no PLT, demonstraremos as variáveis do balanço patrimonial.

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

Freqüentemente tomamos decisões desde fáceis sem muita importância (que roupa usar, o que comer etc.), até mesmo com muita importância (casamento, carreira, casa própria). Essas decisões pedem maior cuidado, como analisar profundamente todos os fatos, como a adoção de critérios racionais, e uma decisão ruim pode prejudicar todo o resto de uma vida.

Dentro da empresa a situação não é diferente, os administradores sempre estão tomando decisões, vitais para o sucesso do negocio, por isso, necessitasse de informações e dados corretos como: a compra ou aluguel de maquinas e equipamentos, se contrair uma divida a curto ou longo prazo, o preço do produto, etc.

A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração na tomada de decisões. Ela coleta os dados econômicos registrando-os e apresentando-os em forma de relatórios ou comunicados.

É onde entra o contador é produzir informações uteis para a tomada de decisão. Em nossa economia infelizmente essa função foi distorcida estando voltada para satisfazer as exigências do físico. As áreas da atuação do contador são: coleta de dados, registro de dados e processamento, relatórios, usuários da tomada de decisão (administração, investidores, bancos, governos, etc.).

O objetivo principal da contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação financeira de uma empresa. A contabilidade tem interesse nos dados das empresas como relatórios contábeis, onde contem informações financeiras e econômicas do patrimônio, o capital, até recitas e despesas como fluxo de caixa.

A contabilidade é uma ciência social ela estuda fenômenos e fatos resultantes de ações humanas, aqueles que traduzem na criação, manutenção e incremento das riquezas, isto é, o patrimônio. A contabilidade surgiu basicamente da necessidade dos donos de bens de patrimônio que desejavam acompanhar e mensurar suas riquezas, ela surgiu da necessidade de um usuário especifico e se expandiu para vários cargos e funções como o fornecedor o governo, o banqueiro, etc.

A contabilidade é uma das áreas que mais proporcionam oportunidades, o estudante que opta por um curso superior de contabilidade terá as disposições inúmeras alternativas como:

-Contador que é o profissional que lida com o patrimônio das instituições, bem como suas respectivas áreas financeiras e econômicas (contabilidade financeira, contabilidade de custos, contabilidade gerencial);

-Auditor é quem examina e verifica a exatidão dos procedimentos contábeis (auditor independente, auditor interno);

- Analista financeiro, analisa a situação econômico-financeira da empresa que pode ter ao mais diversos fins como a medida de desempenho, concessão de crédito, investimentos etc.

- Perito contábil, em um processo judicial se houver necessidade de verificar exatidão ou inexatidão de registros ou fatos ocorridos a justiça solicita esse profissional para a peritagem dessas informações;

- Consultor contábil, se aplica não apenas na área financeira, mas também, a consultoria fiscal, consultoria na área de informática, exportação, etc.

-Professor de contabilidade, exerce o magistério e neste caso há necessidade de pós-graduação, não só na área contábil, mas também em ciências econômicas, administração, direito, etc.;

- Pesquisador contábil, sendo uma atividade pouco explorada no Brasil sendo estudada em vários lugares e tem-se observado o desenvolvimento de pesquisas contábeis;

- Cargos públicos, a contabilidade também se inclui na administração pública, os contadores se encontram em qualquer instancia desde o exercito ate a administração no governo federal, municipal e estadual;

- Cargos administrativos, os contadores hoje exercem cargos desde assessoria, gerência, chefia e ate mesmo de diretoria, isso vem com o exercício de seu cargo conhecendo todos os setores da empresa.

A contabilidade está presente desde a bíblia como ao mostrarem riquezas até o antigo Egito onde havia ate um deus chamado Toth que era considerado secretario dos demais deuses, tendo sabedoria para tal.

A partir dessa tradição, os escribas egípcios, por seu conhecimento ocupavam postos na hierarquia governamental, eram funcionários de confiança do faraó a quem se reportavam diretamente e responsáveis pelos assuntos econômicos do reino. Os escribas foram os primeiros contadores que se tem noticias concretas.

Existem plaquetas com transcrições de textos onde são descritas transições entre egípcios e babilônicos destacando pagamento de salários e impostos.

Historicamente a contabilidade foi iniciada por três elementos básicos números, a escrita e a existência da moeda, e assim evoluindo até o patamar de hoje. Os algarismos indo-arábicos foram introduzidos no ocidente no século X, por volta da idade média pelo francês Gerbert D’Aurillac (o papa Silvestre segundo II). Manteve-se até o século XII, mas não seenquadrou para os ocidentais. Mas só no século XV com o aprimoramento da imprensa os algarismos arábicos passaram a ser conhecidos e utilizados, o que disseminou o sistema de calculo inventado pelos hindus e aprimorado pelos árabes séculos antes.

No Brasil o surgimento das empresas multinacionais anglo-americanas na esfera da economia, assim surgindo a contabilidade de hoje.

Com as leis n° 11.638/07 e 11.941/09 (que alteraram e/ou revogaram alguns dispositivos da lei S.A.), e os pronunciamentos, interpretações e orientações do comitê de pronunciamentos contábeis – CPC, o Brasil ingressou na era da contabilidade internacional.

Patrimônio

O termo patrimônio significa a principio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber, ou contas a receber. Por isso, na Contabilidade esses valores a receber são denominados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com