TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Eletrica Aplicada Etapa 1,2

Exames: Atps De Eletrica Aplicada Etapa 1,2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 9

Oque seria do mundo sem a energia elétrica, seja ela continua ou alternada?

Para melhor compreendermos, as duas formas são muito necessária no nosso dia a dia.

Corrente elétrica:

A corrente elétrica é o fluxo ordenado das partículas, que são portadoras de carga elétrica, gerando um certo deslocamento interno entre suas extremidades. Daí esse deslocamento procura manter um equilíbrio desfeito pela ação de um campo elétrico ou outros meios (reação química, atrito, luz, etc.)

Pesquisas afirmam microscopicamente, que cargas livres estão em movimento aleatório devido à agitação térmica. Mesmo com esse tal movimento desordenado, ao estabelecermos um campo elétrico na região das cargas, verifica-se um movimento ordenado que se apresenta superposto ao primeiro. Esse movimento recebe o nome de movimento de deriva das cargas livres.

O exemplo mais comum de corrente elétrica são os raios, dependendo das circunstâncias cai em pessoas e animais matando na hora, por queimadura interna e assim gerando uma explosão interna

Há relatos que uma dentista colombiana foi atingida por um raio em meados da década de 90 e sobreviveu, com várias sequelas.

A corrente elétrica possui :amperagem, voltagem.

Um exemplo comum para melhor entendermos do assunto é na hora de comprarmos uma lâmpada para a nossa casa.

Que geralmente a energia continua na Região sul e Sudeste são 127V mais conhecida como 110V.

Você precisa de uma lâmpada 127V, se você comprar uma 220V e colocar no 127V ela não funcionará com toda sua potência.

Se a energia for 220V e você colocar uma lâmpada 127V, você queimara em instantes porque é muita voltagem para ela.

Sem contar que dependendo das circunstâncias é necessário uma voltagem de 380V.

Com isso a energia elétrica é dividida em duas partes: Corrente Alternada e Corrente Continua.

Corrente alternada (AC, de "Alternate Current)" é aquela cuja polaridade inverte alternativamente.

A corrente alternada para melhor entendermos ela tem um formato de onda, como representamos nesse gráfico, dá pra notar sua variação em 1 segundo.

Forma de onda da corrente alternada.

Corrente contínua (DC, de "Direct Current") é aquela cuja polaridade não inverte. Os polos positivo e negativo assim permanecem.

Muito comum no nosso cotidiano a corrente continua pode ser encontrada em automóveis, ônibus, máquinas de solda, amplificadores de áudio, baterias e pilhas.Cada um com sua devida voltagem V , de acordo com a necessidade estabelecida pelo fabricante.

Na imagem abaixo temos o exemplo citado acima da Energia alternada e abaixo da Energia continua, que é perfeita sem oscilação e estável. Mas cada uma agregando suas características de acordo com as normas Nacionais.

Montar um quadro explicativo sobre a frequência de operação das diversas correntes contínuas entre vários países do mundo.

A corrente alternada permite a transmissão a longas distâncias por possibilitar o uso do transformador, que eleva a tensão, reduz a corrente e por sua vez as perdas na transmissão. A frequência deve ser baixa o suficiente para aumentar o desempenho das maquinas elétricas (por isso que alguns sistemas dedicados de tração elétrica são em 16,67 Hz)

A frequência deve ser alta o suficiente para a iluminação seja aparentemente continua. O olho humano percebe a luz como sendo persistente para acima de 100 Hz (em uma dada frequência de corrente, temos dois picos de potência, o que duplica a frequência na iluminação) logo 50 Hz é o valor mínimo.

Como o sistema é único, a frequência deve ser a mesma. Metade do mundo optou por 50 Hz, a outra metade por 60 Hz. No Brasil chegou-se a ter ambas as frequência, e prevaleceu 60 Hz ao se fazer a interligação. O que desempatou? Motivos econômicos, pressão dos fabricantes de maquinas em 60 Hz.

Segue abaixo um quadro com alguns países do mundo e que frequência cada pais optou:

50 HZ

60 HZ

AMÉRICA DO SUL

Argentina, Brasil, Bolívia, Equador, Paraguai, Colômbia.

AMÉRICA DO NORTE

Barbados, México, Dominica, Canadá, Groenlândia, Estados Unidos

EUROPA

Alemanha, Espanha, Portugal

ÁSIA

Japão, Iraque, Arábia Saudita, China, Coréia do Norte

Geradores de Energia elétrica

Sempre quando somos criança temos uma mente fértil isso é fato. Pra sabermos das coisas. Uma coisa que deixa muitas crianças e até adultos é, de onde sai a energia elétrica?

Há uma simples resposta. São de geradores, há vários tipos de formas de gerar energia elétrica. Algumas ecologicamente correta e outras que além de gerar energia poluem.

São eles:

Usinas hidrelétrica: gerando energia ecologicamente correta, através de suas turbinas gerando eletricidade e riquezas. Atualmente o Brasil possuem grandes barragens hidrelétricas espalhadas pelo país e que são interligadas por seus sistemas de administração.

Placas solares: esse sistema foi muito utilizado em regiões que a energia elétrica não chegava, é alimentada pelos raios de sol que geram uma energia e fica acumulada ne uma espécie de bateria ali gerando uma carga mesmo em dias que o sol não aparece.

Alternadores: muito comum nos automóveis, por gerar a voltagem correta para o sistema, é gerado através de um conjunto de fatores do automóvel, que no meu ponto de vista não é uma fonte ecologicamente correta porque o motor precisa de um combustível e esse combustível acaba poluindo o ar.

Geradores a combustível: seja ele a diesel ou a gasolina, são eficientes mas como citado no caso do alternador, eles não são ecologicamente correto.

Gerador de energia eólica: são muito comuns em países da Europa, mas aqui no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com