TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Fisica 3 Passo 1

Exames: Atps De Fisica 3 Passo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

A proposta de ATPS desta semestre,nos remete ao assunto: Explosão em empresas que manipulam ou produzem,grãos,pós e outras partículas solidas.

“Sob aspectos militares explosivos podem ser definidos como substâncias ou mistura destas suscetíveis a sofrerem bruscas transformações químicas sob influência de calor ou ação mecânica. Destas transformações geram-se gases aquecidos sob alta pressão que tendem a expandir rapidamente levando a: (a) romper estruturas, (b) destruir equipamentos e (c) ceifar vidas humanas.

As explosões em unidades armazenadoras, geralmente possuem por material explosivo a mistura das substâncias ar atmosférico e partículas solidas em suspensão, as quais neste caso são denominadas como os agentes comburentes e combustível, respectivamente. As partículas originam-se das impurezas que acompanham a massa de grãos ou do esfacelamento dos grãos.

A detonação dessa mistura será processada caso em algum local ocorra a temperatura do ponto de detonação, o que pode ser causado por uma fonte de ignição tipo: (a) acumulo de cargas eletrostáticas, (b) curtos circuitos, (c) descargas atmosféricas, (d) atrito de componentes metálicos e (e) descuidos quando do uso de aparelhos de soldagem.

Processada a detonação em um dado ponto, a energia calorífica dissipada será utilizada na detonação de um outro ponto. Isto estabelecerá uma série de detonações, enquanto houver condições favoráveis que são estabelecidas pela existência dos agentes comburentes e combustível e a ocorrência da temperatura do ponto de detonação. Deste modo, tem-se que o processo de detonação é rápido mas não instantâneo, sendo que as séries de detonações podem atingir velocidades de propagação de até 7.000 m/s, exercer pressões de até 550 kPa e gerar ondas de choque com velocidades de 300m/s. Quanto a violência e potência da explosão serão definidas em função da velocidade das detonações e da temperatura e volume dos gases produzidos.”

Passo 1

“No dia 25 de novembro do ano passado, um silo de armazenamento de grãos da empresa Marasca Comércio de Cereais explodiu de forma violenta, na cidade de Júlio de Castilhos, Rio Grande do Sul. A causa do acidente não foi terrorismo, não foi usado C-4, Semtex ou outro explosivo que você julga conhecer dos filmes. A causa foi a mais simples de todas e muito provavelmente você comeria o causador da explosão sem nem se dar conta: cereais. Pura e simplesmente cereais.”

Passo 2

Supor que o pó (produto) de sua empresa esteja carregado negativamente e passando por um cano cilíndrico de plástico de raio R= 5,0 cm e que as cargas associadas ao pó estejam distribuídas uniformemente com uma densidade volumétrica ρ . O campo elétrico E aponta para o eixo do cilindro ou para longe do eixo? Justificar.

Resposta:

Estando uma carga negativa isolada, neste caso dentro de um tubo de plástico eximindo seu contato com outros meios, suas linhas de campo estarão sempre apontadas para o seu eixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com