TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Mecanica Geral Etapa 1

Trabalho Universitário: Atps De Mecanica Geral Etapa 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

Aula-tema: Estática dos pontos Materiais.

Esta atividade e importante para que você desenvolva a aplicação dos conceitos de

forca e suas componentes e aplique esses conceitos para solucionar problemas de equilíbrio cuja forca resultante do sistema de forcas estudado e nula.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1

Leia e estude no capitulo 3 do PLT os tópicos “3.1 Condições de Equilíbrio de um Ponto Material”, “3.2 Diagrama de Corpo Livre” e “3.3 Sistemas de Forcas Coplanares”.

Passo 2

Discuta e resolva os exemplos 3.1, 3.2, 3.3 e 3.4.

Exemplo 3.1

A esfera abaixo tem massa de 6 Kg e está apoiada como mostrado. Desenhe o diagrama do corpo livre da esfera, da corda CE e do nó em C.

Esfera: há apenas 2 forças atuando sobre a esfera, seu próprio peso (6Kg*9,8=58,9N) e a força da corda CE .

Corda CE: Na corda temos também duas forças atuando, uma que é a Força Fec que é a força do nó que atua sobre a corda e a força Fce que é o peso da esfera atuando como uma força para baixo.

Nó C: o nó C está sujeito á 3 forças diferentes, importante ressaltar é que o peso da esfera não atua diretamente no nó C. A força Fcba é a força das cordas A e B atuando no nó. A outra força presente no diagrama é a Fcd, que é a força da mola k atuando sobre o nó, e finalmente a força Fce que é a força da corda CE.

Passo 3

Leia, com atenção, as informações que seguem abaixo para determinar as forcas atuantes no ponto material dado na figura abaixo:

Seja o problema de engenharia exposto na figura 1, a qual mostra a articulação “O” de uma Das treliças do guindaste, cujo pino atua como ancoragem das quatro barras da estrutura da treliça. Esse pino de articulação deve ser projetado para resistir aos esforços atuantes nesta Junção.

De acordo com os conhecimentos apresentados em classe, as leituras e os estudos

recomendados nos passos 2 e 3, para o desenvolvimento do calculo dos esforços no pino, pode-se considerar o pino como um ponto material “O” e, portanto, as forcas atuantes, desconhecidas serão determinadas, aplicando-se ao ponto “O” as condições de equilíbrio “∑Fx=0 e ∑Fy=0”. Determine todas as forcas no ponto material.

DICA: Inicialmente, projetam-se cada uma das forcas envolvidas, conhecida ou não, nos eixos cartesianos, expressando cada uma delas em função de seus vetores unitários i e j.

Posteriormente, com o auxilio das condições de equilíbrio, e possível calcular as forças

desconhecidas F1 e F2 que atuam no pino, para que o engenheiro possa então dimensioná-lo.

F1x = F1 * Cos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com