TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps ETAPA 1 - PCP

Trabalho Universitário: Atps ETAPA 1 - PCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

Planejamento e Controle de Produção é o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na Indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos.

PCP – A importância e seus objetivos dentro da indústria.

O Planejamento e Controle de Produção abordam assuntos diversos dentro da indústria transformando as informações em suporte para que o produto possa ser fabricado com um custo bastante reduzido e com a qualidade elevada para que o cliente se sinta satisfeito. Outro fator importante para a satisfação deste cliente é o produto acabado sendo entregue no prazo determinado. Para que a Indústria tenha um bom Planejamento e Controle da Produção funcionando organizadamente, deve-se ao auxílio dos departamentos que contribuem para o bom andamento de fabricação dos produtos solicitados, como por exemplo; um Departamento de Engenharia/Projetos altamente organizado e estruturado em termos de informações (Listas ou Estruturas de Engenharia) dos produtos a serem fabricados. Sem um projeto, organizado e correto, as chances de um bom resultado são reduzidas. Observa-se que indiferente da perfeição ou não do planejamento e controle da produção de uma indústria, os acontecimentos nem sempre ocorrem conforme o que foi planejado, alguns imprevistos podem ocorrer, como: erros de previsões e simulações, qualidade que não atingiu um resultado satisfatório ou algumas máquinas em manutenção fazendo com que a produção perca em produtividade e que acarreta em um prazo de entrega maior do que o combinado.

Todas as indústrias metalúrgicas, por mais que trabalhem em um mesmo segmento, elas sempre possuem um diferencial, assim, as empresas planejam e controlam sua produção conforme a sua realidade e comprometimento do trabalho. Independentemente do tamanho da indústria, do estilo de produção e da diversidade e quantidade de produtos fabricados, cada indústria necessita de um modelo particular de Planejamento e Controle de Produção totalmente estruturado de acordo com as suas necessidades. Várias ferramentas podem ser utilizadas dentro do contexto do planejamento e controle da produção, todas com o objetivo principal de auxiliar a gerência na tomada de decisões em casos de acontecimento de imprevistos e na análise do estudo comparativo entre o planejamento inicial e a realização efetiva dos processos de fabricação.

Na teoria planejamento e controle da produção é um processo que envolve o planejamento e a organização de todos os processos de fabricação e produção, sendo de fundamental importância para a obtenção de melhores resultados a nível de aumento da produtividade e a confiança de seus clientes.

Ele dá suporte aos departamentos de vendas e produção no planejamento e na

coordenação de suas ações, com o intuito de que as metas sejam atingidas previamente estabelecidas em termos de quantidade, qualidade, prazo e lugar.

Segue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com