TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Etapa 1 Psicopatologia

Exames: Atps Etapa 1 Psicopatologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 3

Produzir um texto com o fichamento e/ou resumo da literatura efetuada, contendo as

impressões do grupo frente às temáticas propostas. Entregar a atividade ao professor, com a

devida identificação da equipe e em data por ele determinada.

Este resumo apresenta as principais impressões do grupo encontrados no volume Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, de Paulo Dalgalarrondo (Porto Alegre, Artes Médicas, 2000), dos capítulos

“ Definição de psicopatologia e ordenação dos seus fenômenos” e “Conceito de normalidade em psicopatologia”

A psicopatologia pode ser definida como o estudo descritivo de fenômenos psíquicos de natureza anormal, de forma independente dos problemas clínicos.

Tendo grande parte de sua raízes na tradição médica na obra dos grandes médicos clínicos e alienistas do passado, que assim propiciou nos últimos dois séculos a observação cuidadosa e prolongada de uma considerável contingente de doenças mentais, a psicopatologia nutre- se de uma tradição humanista( filosofia, psicanálise, artes e literatura).

Descrita também como estudo sistemático do comportamento, da cognição e das experiências classificadas como anormais. Incluindo assim as psicopatologias explicativas, estas que em sim existem como supostas explicações de acordo com conceitos teóricos. E ainda a psicopatologia descritiva que consiste na descrição e das precisas categorizações de experiências anormais.

Segundo Campbell ( 1986) a psicopatologia como ramo da ciência trata da natureza essencial da doença mental- suas causas, mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação.

Como retratado no Livro de Paulo Dalgalarrondo é de grande importância que o Psicopatólogo não julgue moralmente o seu objeto, visto que este busca apenas observar, identificar e assim compreender os diversos elementos da doença mental.

Em outras palavras a psicopatologia pode ser descrita como o conjunto de conhecimentos que refere- se ao adoecimento mental do ser humano .

Segundo Aristóteles definir é indicar o gênero próximo e a diferença especifica. Sendo assim definir retrata por um lado afirmar que o fenômeno este definido se assemelha com o que deve ser agrupado, ou por outro lado identifica do que ele se diferencia, estranho ou oposto. Em outras palavras, o tal problema de classificação é q questão da unidade e variedade dos fatos e dos conhecimentos que sobre estes são feitos. Ou seja, o problema de classificação está intimamente ligado ao da definição e do conhecimento de um modo geral.

No capitulo de numero 3, da obra de Paulo Dalgalarrondo, O conceito de normalidade é extremamente controverso em psicopatologia. A fronteira entre o normal e o patológico só não é difícil de ser delineada em alguns casos como:

- alterações comportamentais de intensidade acentuada e longa duração.

- alterações mentais de intensidade acentuada e longa duração.

Há vários critérios de normalidade e anormalidade em medicina e em psicopatologia. A adoção de um ou outro depende, entre outras coisas, de opções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com