TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Etapa 1 Rh

Trabalho Universitário: Atps Etapa 1 Rh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

Passo 3 (Equipe): Elaborar um relatório, retratando um paralelo entre o filme Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas, com no máximo, 2 páginas.

Presenciamos constantes mudanças em intervalos bem menores, e a Gestão de Pessoas e a forma que as organizações coordenam seus colaboradores também se modificou ao longo dos anos.

Podemos visualizar essa transformação claramente com o filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.

A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à “modernidade” e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias “subversivas”.

De acordo com o filme, naquela época não havia gestão de pessoas e nem considerações

humanas com os funcionários, os mesmos eram vistos apenas como “máquina de produzir”. O operário era analisado apenas pela sua capacidade produtiva em grande escala, não se levava em consideração sua capacidade, nem formação, nem meios para analisar cientificamente o seu trabalho e estabelecer racionalmente qual o método ou processo mais eficiente, e o trabalhador fica com a execução do trabalho, pura e simplesmente.

O funcionário era apenas uma peça de produzir, e sua substituição não acarretava nenhuma diferença estrutural, não havia incentivos e recompensas, o trabalho era árduo e sua capacidade era medida pelo montante da sua produção.

As empresas eram vistas como um sistema fechado, isto é, os indivíduos não recebiam influências externas. Um sistema fechado é mecânico, previsível e determinístico.

O objetivo era produzir em grande escala e obter o máximo de lucro sem considerações humanas e muito menos psicológicas com seus colaboradores.

Atualmente vivemos em outro cenário, valores e conduta na moderna gestão de pessoas, os colaboradores hoje passaram a construir uma vantagem competitiva nas organizações, e seus aspectos humanos e capacidade de analisar e resolver problemas são levados em consideração, independentemente da sua posição hierárquica.

Na moderna gestão de pessoas, as organizações passaram a investir e valorizar seu capital humano como vantagem competitiva no mercado, ou seja, seus colaboradores são vistos com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.

Os funcionários são considerados como parceiros da organização, ou seja, empenham seu conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento, profissional, benefícios).

Os programas de incentivo são cada vez mais aplicados, o processo de recrutamento e seleção passou a ter uma significância maior, pois um colaborar não substitui o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com