TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Etapa I Física III

Casos: Atps Etapa I Física III. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ETAPA 1

Eletrização e Lei de Coulomb. Potencial elétrico. Corrente e resistência elétrica.

Passo 1 - Procurar uma agência da companhia de energia elétrica da sua cidade. Pesquisar junto a um funcionário que trabalhe na manutenção da rede elétrica, ou acessar o site da companhia para obter os seguintes dados:

1. A tensão da fiação da rede elétrica da rua de sua Unidade.

Média tensão 13 800 volts.

2. A localização da subestação elétrica da região de sua Unidade.

Subestação Miguel Couto.

3. A tensão elétrica que chega e sai dessa subestação.

A energia sai da usina direto para uma subestação de transmissão, onde ela passa por um transformador. Esse equipamento tem a propriedade de mudar (ou transformar) a tensão elétrica para mais ou para menos. Aqui, ele faz a tensão subir dos 6 600 volts com que saem da usina para 345 mil volts.

A eletricidade segue seu caminho para as cidades por uma rede de alta tensão. Viajando por centenas de quilômetros de fios, parte da energia é perdida sob a forma de calor e a tensão cai. É para compensar a queda de tensão que a eletricidade sai da subestação anterior em altíssima voltagem.

Próximo às cidades, há subestações de distribuição, onde a tensão é rebaixada primeiro para 138 mil volts e, em seguida, em outro transformador, para 13 800 volts. É nessa tensão que a energia é encaminhada para as casas, mas parte dela segue para indústrias antes do segundo rebaixamento.

As indústrias consomem quase metade da energia produzida no Brasil. A maior parte do consumo está concentrada em empresas de grande porte, que recebem a eletricidade em 138 mil volts. Geralmente, elas têm suas próprias subestações, com transformadores que alteram a tensão elétrica conforme a necessidade.

A distribuição para as residências é dividida em regiões. Cada circuito de 13 800 volts que sai da subestação atende de 5 mil a 10 mil lares. Entre a subestação e as casas, esse circuito passa por mais um transformador, instalado em um poste, e a tensão finalmente cai para os conhecidos 110 e 220 volts.

Antes de chegar às tomadas de uma residência, a energia ainda passa por um quadro de luz, onde fica o "relógio", equipamento instalado pela fornecedora de energia para medir o consumo mensal em cada lar.

Toda esta viagem da energia elétrica enfim se completa quando se conecta alguma coisa na tomada ou liga o interruptor. Aí, quanto maior a potência do equipamento, mais carga ele puxa da rede elétrica. E maior a conta de luz no fim do mês.

4. A usina elétrica que alimenta essa subestação.

Usinas de Jupiá (CESP) e Mimoso (ENERSUL).

Passo 2 - Analisar as informações obtidas no passo anterior e esboçar um desenho (inicial) ou um esquema de distribuição de energia elétrica.

Passo 3 - Indicar nesse desenho ou esquema os valores da tensão elétrica em cada trecho da fiação em todas as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com