TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fisica 3

Artigos Científicos: Atps Fisica 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

INTRODUÇÃO : 2

ERGONOMIA E ANTOPOMETRIA 2

ESTUDO DA ERGONOMIA: 3

RELATÓRIO 1: 3

ERGONOMIA E ANTROPOMETRIA. ANTROPOMETRIA ESTÁTICA. ANTROPOMETRIA DINÂMICA. O POSTO DE TRABALHO. 3

PROPOSTA COMERCIAL: 4

BIBLIOGRAFIA: 6

INTRODUÇÃO :

ERGONOMIA E ANTOPOMETRIA

Desde os tempos do Homem das Cavernas, a Ergonomia já existia e era aplicada. Quando descobriu-se que uma pedra poderia ser afiada até ficar pontiaguada e transformar-se numa lança ou num machado, ali estava se aplicando a Ergonomia. Quando posicionavam-se galhos ou troncos de árvores sob rochas ou outros obstáculos, como alavancas, ali estava a Ergonomia.

A Ergonomia, pois, é a ciência aplicada a facilitar o trabalho executado pelo homem, sendo que interpreta-se aqui a palavra “trabalho” como algo muito abrangente, em todos os ramos e áreas de atuação.

O nome Ergonomia deriva-se de duas palavras gregas: ERGOS (trabalho) e NOMOS (leis, normas e regras). É portanto uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho, tornando este último compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano.

Para que isto seja possível, uma infinidade de outras ciências são usadas pela Ergonomia, para que o profissional que desenvolve projetos Ergonômicos obtenha os conhecimentos necessários e suficientes e resolva uma série de problemas identificados num ambiente de trabalho, ou no modo como o trabalho é organizado e executado.

Antropometria e sua utilização na ergonomia A antropologia é a ciência da humanidade com a preocupação de conhecer cientificamente o ser humano na sua totalidade (Marconi citado por SANTOS, 1997). Devido ao fato de ser um objetivo extremamente amplo que visa o homem como ser biológico, pensante, produtor de culturas e participante da sociedade, a antropologia se divide em dois grandes campos a antropologia física e a antropometria cultural. A antropologia física ou biológica estuda a natureza física do homem, origem, evolução, estrutura anatômica, processos fisiológicos e as diferenças raciais das populações antigas e modernas. Nesta situa-se a antropometria, com o objetivo de levantar dados das diversas dimensões dos segmentos corporais (SANTOS, 1997). A contribuição da ciência das medidas tem sido comentada muito na história das civilizações. Segundo ROEBUCK (1975), ao estatístico belga Quetelet é creditada a fundação da ciência e a invenção do próprio termo “antropometria” com a publicação em 1870 da sua obra Antropometrie que constitui a primeira pesquisa somatométrica em grande escala. A antropometria tem as suas origens na antropologia física que como registro e ciência comparada remonta-se ás viagens de Marco Polo (1273-1295), que revelou um grande número de raças humanas diferentes em tamanho e constituição e na antropologia racial comparativa inaugurada por Linné, Buffon e White no século XVIII, e demonstrava que haviam diferenças nas proporções corporais de várias raças humanas (PANERO e ZELNIK, 1991; ROEBUCK, 1975).

No final do século XIX e início do século X observou-se o desenvolvimento e a ampliação do interesse por estudos detalhados do homem vivo e as suas marcas no esqueleto. As estatísticas fornecidas pelos médicos militares de recrutas são de especial interesse pois relacionam as dimensões corporais com a ocupação (antropologia ocupacional). São notáveis os estudos realizados durante a Guerra Civil Americana, Primeira e Segunda Guerra Mundial.

ESTUDO DA ERGONOMIA:

1. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA ERGONOMIA?

É adaptar o trabalho às capacidades e possibilidades dos seres humanos.Todos os elementos são projetados de trabalho ergonômicos.

2. QUE ASPECTOS CARACTERIZAM OS ESTUDOS PRECURSORES DA ERGONOMIA ATÉ A II GUERRA MUNDIAL?

A ergonomia teve suas origens na segunda guerra mundial, mais propriamente em 1949 quando falharam as formas tradicionais de resolução do conflito ente homens e máquinas.aspectos mais caracterizantes eram: pela maior eficiência das máquinas, por uma informatização cada vez mais difundida e por uma automatização.

3. COMO EVOLUIU O ENFOQUE ERGONÔMICO ATÉ HOJE,DESDE A SUA ORIGEM?

• em que o estudo se sentrava sobre a máquina a qual o trabalhador tinha que se adaptar. Procurava-se selecionar e formar operador de acordo com as exigências, ainda de uma longa e difícil aprendizagem;

• pelos problemas e pelos erros humanos o estudo começou a centrar-se no homem, procurava-se uma modificação das máquinas tendo em consideração os limites próprios do homem;

• se considera a analise do sistema homem-máquina ou mais corretamente homem-trabalho.

4. NO QUE CONSISTE A ABORDAGEM MACROERGONÔMICA?

O objetivo básico do presente artigo é apresentar os principais aspectos referentes à evolução e desenvolvimento da Macroergonomia, seus conceitos o metodologia, bem como procurar as contribuições factíveis daquela abordagem à qualidade de vida no trabalho e à eficácia das organizações. As possibilidades imediatas para a aplicação desses conceitos o métodos são enfocados e é apresentada uma abordagem específica dentro da macroergonomia, lida como particulamente promissora: a Ergonomia Participativa.

5. APRESENTE, PELO MENOS, TRÊS EXEMPLOS DE POSSÍVEIS APLICAÇÕES DA ERGONOMIA.

Ergonomia no trabalho fisicamente pesado. Ergonomia no trabalho em altas temperaturas biomecânica .

Ergonomia no trabalho com ruído.

RELATÓRIO 1:

ERGONOMIA E ANTROPOMETRIA. ANTROPOMETRIA ESTÁTICA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com