TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fisica

Tese: Atps Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

Indice

Etapa1/passo1 –Realizar a conversão da altura máxima 300km (apogeo) baseado nas informações acima para a unidade de pés .

Etapa1/passo2-conciderar as informações do projeto amerissagem na agua (pouso) .Sera a 100 km da cidade de parnaiba .Fazer a conversão da distancia para milhas náuticas.

Etapa1/passo3-http://www.defesabr.com/Tecno/tecno_SARA.htm.

Etapa1/passo4-considerar que a operação de resgate sera coordenada a partir da cidade de parnaiba, a 100km do local da amerissagem. Supondo que um avião decole do aeroporto de Parnaiba, realizar a viagem em duas etapas, sendo a metade 50km e uma velocidade de 300km/h e a segunda metade a 400km/h. Determinar a velocidade média em todo o trecho .

Etapa1/passo1-conversão de km para pés.

1m=3.28 pés

1km=3.280 pés

300km=984.000 pés

CONVERSÃO:

300km para unidade pés

300km=984.000

Etapa1/passo2-conversão de km para milhas náuticas.

1milha náutica=1.853 metros

100km=53.966 milhas náuticas.

CONVERSÃO:

100km para milhar náuticas

100km=53.9666. milhas náuticas

Etapa1/passo3-

INTRODUÇÃO

O PROJETO SARA objetiva termos uma plataforma orbital para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade. Mas ainda visa desenvolver estruturas que possam suportar o severo ambiente de reentrada na atmosfera terrestre sem serem destruídos pelo calor.

No futuro, o SARA pretende ser uma plataforma industrial orbital para a qualificação de componentes, materiais especiais e equipamentos espaciais.

O objetivo a longo prazo é avançar para a nova geração de veículos de reentrada e para as AERONAVES HIPERSÔNICAS.

É por isso que ele trabalha em sinergia com o projeto do veículo hipersônico 14-X. Realmente, pode parecer mesmo um projeto pequeno, mas é muito complexo.

PROJETO SARA

Imagine um laboratório espacial reutilizável para realizar experiências em um ambiente de gravidade reduzida (microgravidade), que sirva para desenvolver tecnologias de aviões hipersônicos e que seja inteiramente feito no Brasil, por técnicos brasileiros.

Este é o projeto SARA – Satélite de Reentrada Atmosférica – um satélite de pesquisas que está em desenvolvimento no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em São José dos Campos (SP).

O SARA tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma orbital para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade, destinada a operar em órbita baixa, a cerca de 300 km de altitude, por um período máximo de dez dias.

No futuro, o equipamento abrirá novas possibilidades na realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas mais diversas áreas e especialidades, tais como biologia, biotecnologia, medicina, materiais, combustão e fármacos, entre outros.

VEÍCULOS HIPERSÔNICOS

Outro objetivo do projeto SARA é o desenvolvimento de estruturas que possam suportar o severo ambiente de reentrada na atmosfera terrestre sem serem destruídos pelo calor.

Para isto, os quatro veículos que compõem o programa – dois suborbitais e dois orbitais – deverão fazer avanços progressivos para que o país adquira o conhecimento necessário para o desenvolvimento da tecnologia.

A sequência adotada é semelhante à do programa alemão Shefex (Sharp Edge Experiment), destinado à pesquisa de formas aerodinâmicas para a reentrada de veículos espaciais em regime hipersônico.

Tanto o Sara como o Shefex visam o desenvolvimento de tecnologias para a criação de aeronaves e veículos hipersônicos através da análise da reentrada de veículos espaciais na atmosfera terrestre.

RECUPERAÇÃO DAS NAVES

No primeiro veículo do programa, o SARA Suborbital, serão desenvolvidas as tecnologias de eletrônica embarcada, do módulo para a realização de experimentos e do sistema de recuperação através de paraquedas. As maiores dificuldades até agora envolvem exatamente o desenvolvimento do sistema de recuperação.

Dados revelados pelos europeus dão conta de que as taxas de falha neste sistema podem chegar a 20%. A maneira que o projeto encontrou de reverter esta expectativa foi a de investir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com