TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fisica

Artigos Científicos: Atps Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1; Passo 1 (Equipe): Realizar a conversão da altura máxima 300km (apogeu) baseado nas informações acima para a unidade pés (consultar uma tabela para fazer essa conversão).

1 pé_______ 0,3048m

x_______ 300.000m

x =300.000

0,3048

x = 984,25 pés

De acordo com o enunciado a altura corresponderá a 984,25 pés.

Passo 2 (Equipe): Considerar as informações do projeto amerissagem na água (pouso). Será a 100 km da cidade de Parnaíba. Fazer a conversão da distância para milhas náuticas.

1m_______ 1,6km

x_______ 100km

x =10

1,6

x = 62,5 milhas náuticas

O projeto será realizado a 100 km ou 62,5 milhas náuticas da cidade da Parnaíba.

Passo 3 (Equipe): Fazer um leitura do texto “O projeto SARA e os hipersônicos”. Disponível: ˂http://www.defesabr.com/Tecno/tecno_SARA.htm˃. Acesso em: 28 mar. 2012.

O PROJETO SARA E OS HIPERSÔNICOS

Um dos objetivos do Projeto Sara é o desenvolvimento

de tecnologias para a criação de aeronaves e veículos

hipersônicos, capazes de viajar com velocidade

várias vezes superiores à velocidade do som. (Arte IAE)

INTRODUÇÃO

PROJETO SARA

FONTES & LINKS

O DEFESA BR é uma SIMULAÇÃO de tudo que o Brasil

poderia fazer para manter a soberania sobre suas riquezas

das Amazônias Verde e Azul com um conservador

Orçamento de Defesa de 1 % do PIB.

INTRODUÇÃO

O PROJETO SARA objetiva termos uma plataforma orbital para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade. Mas ainda visa desenvolver estruturas que possam suportar o severo ambiente de reentrada na atmosfera terrestre sem serem destruídos pelo calor.

No futuro, o SARA pretende ser uma plataforma industrial orbital para a qualificação de componentes, materiais especiais e equipamentos espaciais.

O objetivo em longo prazo é avançar para a nova geração de veículos de reentrada e para as AERONAVES HIPERSÔNICAS.

É por isso que ele trabalha em sinergia com o projeto do veículo hipersônico 14-X. Realmente, pode parecer mesmo um projeto pequeno, mas é muito complexo.

Em abril de 2013, o projeto SARA encontrava-se em uma fase em que os seus subsistemas seriam verificados em um voo suborbital. Esta fase de desenvolvimento de subsistemas, denominada Sara Suborbital, deverá testar em voo o subsistema de recuperação, o subsistema de redes elétricas e o módulo de experimentação.

O Sara Suborbital consiste em um veículo suborbital de 350 kg, a ser lançado através de um veículo de sondagem VS-40 modificado, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (MA), com a finalidade de realizar experimentos de microgravidade de curta duração (cerca de 8 min).

PROJETO SARA

Imagine um laboratório espacial reutilizável para realizar experiências em um ambiente de gravidade reduzida (microgravidade), que sirva para desenvolver tecnologias de aviões hipersônicos e que seja inteiramente feito no Brasil, por técnicos brasileiros.

Este é o projeto SARA – Satélite de Reentrada Atmosférica – um satélite de pesquisas que está em desenvolvimento no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em São José dos Campos (SP).

O SARA tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma orbital para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade, destinada a operar em órbita baixa, a cerca de 300 km de altitude, por um período máximo de dez dias.

No futuro, o equipamento abrirá novas possibilidades na realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas mais diversas áreas e especialidades, tais como biologia, biotecnologia, medicina, materiais, combustão e fármacos, entre outros.

VEÍCULOS HIPERSÔNICOS

Outro objetivo do projeto SARA é o desenvolvimento de estruturas que possam suportar o severo ambiente de reentrada na atmosfera terrestre sem serem destruídos pelo calor.

Para isto, os quatro veículos que compõem o programa – dois suborbitais e dois orbitais – deverão fazer avanços progressivos para que o país adquira o conhecimento necessário para o desenvolvimento da tecnologia.

A sequência adotada é semelhante à do programa alemão Shefex (Sharp Edge Experiment), destinado à pesquisa de formas aerodinâmicas para a reentrada de veículos espaciais em regime hipersônico.

Tanto o Sara como o Shefexvisam o desenvolvimento de tecnologias para a criação de aeronaves e veículos hipersônicos através da análise da reentrada de veículos espaciais na atmosfera terrestre.

RECUPERAÇÃO DAS NAVES

No primeiro veículo do programa, o SARA Suborbital, serão desenvolvidas as tecnologias de eletrônica embarcada, do módulo para a realização de experimentos e do sistema de recuperação através de paraquedas. As maiores dificuldades envolviam exatamente o desenvolvimento do sistema de recuperação.

Dados revelados pelos europeus davam conta de que as taxas de falha neste sistema podem chegar a 20%. A maneira que o projeto encontrou de reverter esta expectativa foi a de investir em ensaios funcionais.

Todos os eventos, componentes e equipamentos deste sistema estariam sendosistematicamente investigados e seus desempenhos avaliados. A equipe não tem receio em repetir ensaios caso ache que valha a pena, segundo afirmou um pesquisador.

O cronograma do SARA Suborbital previa o término do projeto detalhado para o final de 2009 e a qualificação em 2010, quando a plataforma deveria estar pronta para o lançamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com