TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fisica

Casos: Atps Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

MEMORIAL DESCRITIVO

Obra: Projeto SARA e VS40

Local: Pça. Mal.Eduardo Gomes,50 – Vila das Acácias – CEP: 12228-904

São Jose dos Campos – SP –Brasil

Proprietário: IAE – Instituto de Aeronáutica e Espaço.

1.- Introdução

O Objetivo do Projeto Sara é de termos uma plataforma orbital para realizações de experimentos em ambientes de micro gravidade. Visa ainda, desenvolver estruturas que possam suportar o rígido ambiente de reentrada na atmosfera terrestre sem ser destruídos pelo calor. O projeto pretende, para o futuro, ser uma plataforma industrial orbital para materiais especiais, equipamentos espaciais e para qualificações de componentes.

2. - Objetivo

O projeto compreende o desenvolvimento de uma plataforma espacial para experimentos em ambiente de microgravidade, denominada Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA), destinada a operar em órbita baixa, circular, a 300 km de altitude, por um período máximo de 10 dias. O VS-40 é um veículo suborbital de dois estágios a propulsão sólida com capacidade de efetuar missões com cargas úteis de até 500kg em trajetórias de 650km de plenitude.

Os cálculos realizados demostrarão resultados envolvendo algumas grandezas físicas, tais como: medida, velocidade média, aceleração e movimento – MRU e MRUV .

3. – Especificações

O projeto SARA se encontra em uma fase em que os seus subsistemas serão verificados em um vôo suborbital. Esta fase de desenvolvimento de subsistemas, denominada Sara Suborbital, deverá testar, em vôo, o subsistema de recuperação, o subsistema de redes elétricas e o módulo de experimentação. O Sara Suborbital consiste em um veículo suborbital de 350 kg, a ser lançado através de um veículo de sondagem VS-40 modificado, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (MA), com a finalidade de realizar experimentos de microgravidade de curta duração (cerca de 8 min).

4.– Normas técnicas

Os quatro veículos que compõem o programa – dois suborbitais e dois orbitais, deverão fazer avanços progressivos para que o país adquira o conhecimento necessário para o desenvolvimento da tecnologia.A sequência adotada é semelhante à do programa alemão Shefex (Sharp Edge Experiment), destinado à pesquisa de formas aerodinâmicas para a reentrada de veículos espaciais em regime hipersônico. Tanto o Sara como o Shefex visam o desenvolvimento de tecnologias para a criação de aeronaves e veículos hipersônicos através da análise da reentrada de veículos espaciais na atmosfera terrestre.

5.– Instalações e Pretensões

O Sara Suborbital se estrutura segundo uma arquitetura eletrônica descentralizada. Ele possui uma Rede de Serviço, destinada ao suprimento de energia e ao sequenciamento de eventos em voo, uma Rede de Telemedidas destinada à transmissão dos dados de voo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com