TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Fisica III

Trabalho Universitário: Atps Fisica III. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

Engenharia civil

Física III

ATPS de Física

TAUBATÉ - SP

2013

Integrantes:

Cleiton Luciano Inacio – RA 3722680917

Fernando Willian Carneiro Pinto – RA 3708631455

Jonatas Fernando Oliveira – RA 1299723063

José Francisco da Silva Neto – RA 3729703387

Poliana Maria Pereira Araujo Inacio – RA 3722684819

Samuel dos Santos Borsoi – RA 3729705232

Fisica III

ATPS de Física

1ª 2ª etapa da ATPS apresentado ao professor José Samia como parte da avaliação da disciplina de Fisica lII da turma do 4º C do Curso Engenharia Civil da Faculdade Anhanguera - Unidade Taubaté 2.

TAUBATÉ – SP

2013

Explosões de fábricas que têm produtos que geram ou são a base de pó

No Brasil foram registrados diversas ocorrências, especialmente na região Sul do país, e embora não tenhamos estatísticas detalhadas, podemos afirmar que algumas ocorrências atingiram considerável magnitude.

O acúmulo de poeiras no local de trabalho, depositada nos pisos, elevadores, túneis e transportadores, apresenta um risco de incêndio muito grande. Isso ocorre quando, uma superfície de poeira de grãos é aquecida até o ponto de liberação de gases de combustão que, com o auxílio de uma fonte de ignição com energia, dá início ao incêndio. Além disso, a decomposição de grãos pode gerar vapores inflamáveis; se a umidade do grão for superior a 20%, poderá gerar metanol, propanol ou butanol. Os gases metano e etano, também produzidos pela decomposição de grãos, são igualmente inflamáveis e podem gerar explosões.

As condições necessárias para explosão: podem ser representadas por pentágono

Combustível: A presença de um pó combustível. O tamanho das partículas é importantes – partículas menores têm maior probabilidade de ignição e de dispersão

Comburente: Normalmente é o oxigênio do ar, que na maioria dos casos é suficiente para que ocorra a explosão.

Suspensão: O pó pode ser normalmente disperso no ar por um equipamento de processo. Num edifício isto pode ocorrer por uma grande fuga ou derrame, uma pequena explosão de pó inicial, ou qualquer outra perturbação que levante camadas de pó de equipamentos ou do chão.

Fonte de Ignição: É necessária energia para a ignição da mistura. Esta pode ser uma coisa com tão pouca energia como a eletricidade estática ou uma fonte mais potente como uma chama exposta ou um curto circuito.

Confinamento: Para exemplo as paredes, teto, chão e telhado de um edifício criam um confinamento. Equipamentos da fabrica incluindo equipamentos de processo, de silos de armazenagem, coletores de pó e tubagens também confinamento.

As explosões ocorrem em locais onde o pó fica confinado e atinge concentrações elevadas. Também, nesses espaços de confinamento – poços de elevadores, túneis, interiores de silos e armazéns – existe o risco de asfixia por gases provenientes de decomposição dos grãos, especialmente nos espaços que não apresentam boas ou nenhuma ventilação.

Supondo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com