TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Medicina Veterinaria

Trabalho Universitário: Atps Medicina Veterinaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  2.721 Palavras (11 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

CURSO: Medicina veterinária

DISCIPLINA: Produção

PROFESSOR ORIENTADOR: GUSTAVO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

(ATPS)

Medicina Veterinária

Produção Animal I

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

CURSO: Medicina veterinária

DISCIPLINA: ProduçãoI

PROFESSOR ORIENTADOR: GUSTAVO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

(ATPS)

Medicina Veterinária

Aluna: CLAUDINERY QUIRINO.

Ra:1299438103

ANÁPOLIS-GO

10/06/2013

Projeto para Produção de Bovinos de Corte em Confinamento

ANÁPOLIS-GO

10/06/2013.

Confinamento é o sistema de criação de bovinos em que lotes de animais são encerrados em piquetes ou currais com área restrita, e onde os alimentos e água são fornecidos em cochos.

Comumente este sistema é mais utilizado na fase de terminação dos bovinos, muito embora bezerros desmamados, novilhos e novilhas em recria, bois magros e vacas “boiadeiros” (de descarte) possam também ser assim alimentados. Tal prática ocorre normalmente, no Brasil, na época das secas, ou seja, durante a entressafra da produção de carne, visando alcançar melhores preços no pico desta entressafra.

No Brasil central, bovinos engordados a pasto apresentam bom desenvolvimento na estação das chuvas (ganhos de peso da ordem de 0,5 kg / dia) e fraco desempenho na época seca do ano, quando mantém ou até mesmo perdem peso, devido a baixa produção e qualidade das pastagens. Esta seqüência de bons e maus desempenhos geralmente resulta em abate aos 54 meses de idade com um peso médio de 525 kg.

Algumas práticas como manejo adequado, uso de espécies tolerantes a seca, adubação e irrigação, poderiam aumentar a produção das pastagens na seca, mas nunca a níveis que permitissem ganhos de peso semelhantes aos obtidos na estação das águas. Isto se deve ao fato do amadurecimento das plantas, que ocorre durante o período da seca (junho -setembro), resultar em massa verde composta de paredes celulares mais resistentes a degradação ruminal, que, em conseqüência, reduz a qualidade das forragens. Assim, se há interesse em manter, na seca, ganhos de peso iguais ou superiores aos obtidos nas águas, deve-se fornecer aos animais uma alimentação mais equilibrada do que aquela que o animal obtém no pastejo. O confinamento pode ser utilizado para este propósito.

Considerando-se o efetivo do rebanho, taxa de abate e índices de exportação, os países que se destacam na bovinocultura de corte são Índia, China, Estados Unidos, União Soviética, Brasil, Austrália e Argentina. No Brasil, se destacam os Estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo, nos quais se concentra aproximadamente 53% do rebanho nacional

Brasil existem 1,5 milhões de bovinos de corte confinados, o que corresponde a aproximadamente 1% do rebanho total, que é o segundo maior do mundo e a atividade constitui importante fonte de empregos no país, envolvendo no processo produtivo quase 10.000 trabalhadores. O rendimento registrado em 2000 para o Brasil foi de 210 kg de carne por animal abatido e a produção média anual em 2002 chegou a 7 milhões de toneladas, representando 14% da produção mundial.

Uma importante característica do Brasil que favorece a exploração de gado de corte .

O Brasil conta maior número de dias de pastejo a tem uma variedade bem extensa de espécies forrageiras, permitindo adaptação de muitas raças.

Quando se fala em confinamento, é preciso definir claramente o sistema em questão. Diferentes objetivos e disponibilidade de recursos podem determinar inúmeras combinações entre vários tipos de instalações, animais e rações. No caso do Brasil, onde há muita terra, pouco capital, baixo poder aquisitivo e um sistema de classificação de carcaça ainda incipiente, parece mais lógico confinar visando-se a terminação durante a entressafra, utilizando-se instalações simples e práticas e alimentos produzidos na própria fazenda.

Fatores como disponibilidade de bons animais e alimentos, preços, mercado para o gado confinado e ótima gerência são condições básicas e essenciais para a adoção desse sistema de produção.

Esta fase da criação pode ser feita pelos próprios proprietários do rebanho ou por produtores comerciais, que são aqueles que recebem animais de proprietários (terceiros), produzem ou adquirem alimentos e os engordam (terminam) em suas instalações

Vantagens do confinamento de bovinos de corte.

A terminação de bovinos em confinamento possui as seguintes vantagens:

Aumento da eficiência produtiva do rebanho, por meio da redução da idade ao abate e melhor aproveitamento do animal produzido e capital investido nas fases anteriores (cria-recria);

Uso da forragem excedente de verão e liberação de áreas de pastagens para outras categorias durante o período de confinamento;

Uso mais eficiente da mão-de-obra, maquinários e insumos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com