TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Relações Sindicais E Negociações Trabalhistas

Trabalho Universitário: Atps Relações Sindicais E Negociações Trabalhistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS DE RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

PROFESSOR EAD:BRUNA CAROLINE

TUTOR PRESENCIAL: CARLOS ALBERTO STEIN

TUTORA A DISTÂNCIA: MARIA INÊS DOS S. POVOA

PORTO ALEGRE/RS

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

EVOLUÇÃO DAS RELAÇÕES SINDICAIS NO BRASIL................................................04

EMPRESA COM FOCO EM RECURSOS HUMANOS.......................................................06

RELATÓRIO FINAL 11

REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇÃO:

O trabalho a seguir nos mostra a evolução das relações sindicais no Brasil, desde o surgimento dos primeiros sindicatos, da Constituição Brasileira que regulamentou as leis trabalhistas até os dias atuais.

Nos traz o exemplo de uma empresa voltada para Consultoria de Recursos Humanos e suas principais características de funcionamento, bem como sua Convenção Coletiva, com todos os benefícios oferecidos aos seus colaboradores e suas vantagens.

EVOLUÇÃO DAS RELAÇÕES SINDICAIS NO BRASIL

O trabalhador nos primórdios era considerado propriedade de seu empregador. Com a evolução das relações de trabalho este quadro foi mudado. Cada organização passou a criar o seu estatuto, onde era estabelecido a hierarquia e o trabalho de cada empregado.

O direito do trabalho surgiu no século XVIII, na época da revolução industrial, e trouxe profundas mudanças nas relações de trabalho. Nesta época o desemprego foi muito grande devido ao surgimento de máquinas que substituíram o homem, gerando sérios problemas sociais. Assim foi estabelecida a jornada de trabalho de 12 a 16 horas diária, exploração de trabalho infantil e do trabalho de mulheres, por ser mão de obra barata.

Estes fatos deram origem a grandes movimentos sociais e aí que foram criados os sindicatos,

para lutarem a favor do trabalhador.

O movimento sindicalista teve sua origem na Itália, com o fim do corporativismo e a criação de sindicatos de classes. Em 1903, com o decreto nº 979 foi permitida a sindicalização dos trabalhadores rurais. Em 1907 foi permitida a sindicalização dos trabalhadores do comércio e da indústria, estava marcada a primeira fase do sindicalismo Brasileiro.

O anarquismo sindical foi propagado, nos meios trabalhistas brasileiros, pelos imigrantes italianos, em panfletos que publicavam para divulgação de suas ideias, de um sindicalismo apolítico, voltado para as melhorias das condições dos trabalhadores e com o emprego de táticas como a sabotagem, a greve geral etc. A União Geral da Construção Civil e o centro Cosmopolita, dois importantes sindicatos foram movidos pelo anarquismo. Assim também o primeiro Congresso Operário (1906), do qual resultou a criação da Confederação Operária Brasileira- CBO, que não chegou a funcionar, senão por um período pouco superior a um mês. Seu declínio culminou com a expulsão dos estrangeiros de 1907 a 1921, mas porque o anarquismo sofreu um esvaziamento com os conflitos étnicos.

A Constituição Brasileira criada em 1934 regulamentou especialmente as normas trabalhistas.

• 1937 – Regulamentada a existência de Sindicatos;

• 1945 - Criado o Movimento Unificador dos trabalhadores, com o objetivo de reforçar as lutas de classe operária e aumentar a liberdade sindical;

• 1946 - Instituída a Confederação Geral do s Trabalhadores. Houve uma ruptura do sistema corporativista, de forma democrática novas leis começaram a surgir, que tratavam de repouso semanal, 13º salário.

• 1950 – Período do Governo Vargas, com grande contribuição para os movimentos sindicalistas;

• 1953 - Períodos de grandes movimentos de lutas de classes, com greves, instituição do PIS;

• 1960 - Fundação do CGT Comando Geral dos Trabalhadores;

• 1964 - Ditadura militar sufocou qualquer manifestação sindicalista com o aumento do controle do Estado nos movimentos sindicalistas;

• 1967 - Foram instituídas algumas leis como contribuição sindical para custeio das atividades dos órgãos sindicais, o voto tornou-se obrigatório e o direito de greve foi assegurado, exceto dos serviços públicos e das atividades essenciais;

• 1984 - Fica proibida qualquer interferência do Estado nas organizações sindicais, incorpora norma para garantia de emprego ao dirigente sindical, veda a criação de mais de uma organização sindical na mesma base territorial, outra modificação foi à cobrança da contribuição sindical descontada em folha, quer dizer, obrigatória;

• 1967 a 1989 – Retomada do movimento operário. Período de grandes conquistas e fortalecimento do PT, criação da CUT (1983).

EMPRESA COM FOCO EM RECURSOS HUMANOS

• Nome: Cândido soluções em RH

• Localização: localiza-se no estado do Rio Grande do Sul, na Cidade de Porto Alegre, na Avenida Monte Cristo, nro. 100 cj. 58.

• Segmento em que atua: Ramo de consultoria

• Porte/ tamanho: Pequeno a médio porte

• Missão e valores: Contratar candidatos com excelência e competência para o mercado de trabalho, dar suporte a empresas que desejam incluir pessoas especiais ao seu quadro de colaboradores. Tendo como valores honrar os compromissos assumidos com lealdade e pontualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com