TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 3

Trabalho Escolar: Aula 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 3

Aula 3

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

O Modelo Estácio de Educação Superior está fundamentado no paradigma da complexidade, no uso da problematização, na participação ativa do estudante e na aprendizagem significativa para a construção do conhecimento. Seu objetivo central é formar sujeitos ativos, reflexivos, criativos, inovadores, empreendedores e autônomos.

Para atender a este propósito, o ensino deve ser centrado na aprendizagem, tendo o professor como mediador entre o conhecimento e os interesses e necessidades do estudante.

O ensino precisa ser desafiador para:

despertar no estudante a vontade de pensar, criticar, dialogar, de aprender a aprender;

favorecer a autonomia intelectual e a independência nos estudos;

promover uma aprendizagem significativa, relacionada com os conhecimentos prévios, experiências e vivências do estudante.

O desenvolvimento da autonomia do estudante está relacionado, principalmente, à possibilidade dele tomar decisões sobre o planejamento de seu trabalho e responsabilizar-se por suas tarefas, conhecendo os critérios por meio dos quais será avaliado.

As Atividades Estruturadas exteriorizam tais fundamentos, integrando os Planos de Ensino de algumas disciplinas do Modelo Estácio de Educação Superior. 2

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ESTRUTURADAS

TÍTULO I

DA NATUREZA DAS ATIVIDADES ESTRUTURADAS

Art. 1º As Atividades Estruturadas estão contextualizadas no âmbito da disciplina e compõem a sua carga horária, privilegiando a articulação entre a teoria e a prática, a reflexão crítica, o interesse pela pesquisa e o processo de autoaprendizagem. 2

Art. 2º As Atividades Estruturadas estão embasadas no Art. 2º, inciso II, da Resolução CNE/CES nº 3, de 2 de julho de 2007.

Art. 3º Na organização das atividades estruturadas são contemplados: tema, objetivos, competências/habilidades, desenvolvimento e produto/resultado.

TÍTULO II

DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ESTRUTURADAS

Art. 4º As atividades estruturadas estão apresentadas nos planos de ensino e/ou planos de aula de algumas disciplinas e disponibilizadas na webaula de estudantes e professores, cujo acesso é feito por meio do ícone ”minhas disciplinas presenciais”, no SIA.

§1º No primeiro dia de aula, ao fazer a apresentação do plano de ensino da disciplina, o professor deverá:

a) destacar a importância das atividades estruturadas e estimular o interesse dos estudantes em realizá-las.

b) enunciar o tema, os objetivos e as competências/habilidades, apresentando as etapas da atividade estruturada a ser desenvolvida pelos estudantes.

c) informar que o produto/resultado das atividades estruturadas deverá, na maioria dos casos, ser postado pelos estudantes na webaula, possibilitando o acompanhamento pelo professor da disciplina.

d) nas atividades estruturadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com