TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 3 E4

Ensaios: Aula 3 E4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

Os artigos científicos constituem a unidade de informação do periódico científico, por meio deles, as informações do autor são transformadas em conhecimento científico, que é de domínio publico.

O artigo deve conter: cabeçalho, título do artigo, autor (es), filiação científica do autor, agradecimentos, imprescindíveis, são indicados em nota de rodapé, resumo, palavra chave, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e considerações gerais.

Referência

LIMA, Terezinha Bazé de. Metodologia da Pesquisa em Educação. Terezinha Bazé de Lima. Dourados: UNIGRAN, 2014/1. 110p.: 23cm

Resenha crítica

TIRIBA, Lea. Reinventando relações entre seres humanos e natureza nos espaços de educação infantil.

Credenciais da autora

Educadora-ambientalista, Professora da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas (1988) e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental (GiTaKa)" e do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (MEC-UNIRIO). Atua especialmente no campo da Educação Infantil, em interface com a Educação Ambiental, tendo como foco os desafios da produção de novas metodologias de formação de professores que sejam qualificadoras das ecologias pessoal, social e ambiental. (Texto informado pelo autor)

Resumo do artigo

Diante da temática sustentabilidade sugerida pelas transformações das relações dos seres humanos com o ambiente. A sociedade vigente do século XXI requer um novo paradigma pedagógico de ensino das Ciências Naturais e Sociais, desenvolvidas pelos centros de Educação Infantil. Pois é enorme o descompasso entre o ensino fundamentado nos conceitos de superioridade da raça humana sobre o ambiente e a necessidade requerida pela sua prática no decorrer dos tempos, que se constitui na devastação do meio ambiente e no monopólio capitalista. Portanto é latente a carência da reflexão sobre o compromisso fundamental da Educação Infantil neste contexto, objetivando novas relações. O presente artigo está voltado para a formação de pessoas íntegras, solidárias e comprometidas com a manutenção da vida no planeta, reflexão inata sobre a diversidade ambiental e as relações humanas com o ambiente.

Conclusão

A atual conjuntura se desencadeia em um processo de autodestruição, visto que são péssimas as condições ambientais para a sobrevivência da raça humana, bem como para as outras espécies de vida, as relações ambientais estão voltadas para os interesses capitalista do mercado e não para o bem estar do ser humano e do meio ambiente, trazendo grave consequência ao planeta restringindo o processo educacional infantil, frutos das relações humanas e extinguindo ao máximo o contato das crianças com os elementos naturais de seu meio.

E para ter a perspectiva de sociedade sustentável o ensino infantil deve propiciar o pensamento e a compreensão dos processos naturais e culturais e em como conserva-los, partindo do pedagogo formar pessoas que respeitam e desfrutam da natureza de forma consciente, onde as crianças não sejam afastadas do mundo natural, porque é inerente a paixão pelo ar livre, privilegiadas por rotinas que não fragmentam o sentir e o pensar do corpo em movimento constante de aprendizagem como seres da natureza e da cultura.

A educação infantil como espaço de desenvolvimento de múltiplas dimensões, valoriza os processos criativos nas relações pessoais, sociais e ambientais, onde o cuidar é a ação primordial, possibilitando a aprendizagem nos resgastes culturais e suas relações com o corpo e suas concepções de trabalho, fazendo assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com