TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 9 E 10 De Analise Textual

Artigo: Aula 9 E 10 De Analise Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  953 Visualizações

Página 1 de 6

Aula 9: Sentidos metafórico e metonímico

Um pingo de teoria...

Alguns textos necessitam mais de nossos conhecimentos, porque as palavras não se bastam sozinhas. Então, para entendermos a mensagem, necessitamos combinar às palavras mais informações, e essas informações vêm de nosso conhecimento de mundo.

Entendendo o contexto...

Quando as palavras, os elementos linguísticos, conduzem o leitor para o entendimento da mensagem, o trabalho que ele terá será fundamentalmente com esseas palavras, ou seja, esses elementos linguísticos conduzem o entendimento.

Quando as palavras estão estrategicamete colocadas e não trazem a maior parte do contéudo relacionada a ela e á mensagem do texto, o leitor tem mais trabalho, pois o texto não explica, mas necessita que o leitor busque o entendimento. Assim, ele precisa acionar seu “conhecimento de mundo” para fazer as conexões adequadas com as palavras e chegar ao entendimento do texto.

Recursos para atribuir efeitos de sentido: metáfora e metonímia.

As interpretações que acabamos de fazer no exemplo passado foram possíveis porque acionamos vários mecanismos mentais para dar conta do entendimento. Tudo isso serve para mostrar que nem sempre as mensagens estão evidentes e compreendidas somente nos elementos lexicais (nas palavras presentes no texto).

Vamos começar a explorar outras possibilidades de produção de sentido falando de dois processos essenciais na linguagem: Metáfora e Metonímia, responsáveis por uma grande quantidade de efeitos de sentido na língua.

Conceituando metáfora...

José Carlos de Azeredo, em sua Gramática (2008, p. 484) assim conceitua: “Metáfora é um princípio onipresente da linguagem, pois é um meio de nomear um conceito de um dado domínio de conhecimento pelo emprego de uma palavra usual em outro domínio. Essa versatilidade faz da metáfora um recurso de economia lexical, mas com um potencial expressivo muitas vezes surpreendente”.

A metáfora é o emprego da palavra fora de seu sentido normal. E já que cria uma associação de sentidos de forma figurada, ela é classificada como figura de linguagem.

Ela baseia-se na transferência de um termo para o contexto que não lhe é próprio. Quando isso ocorre, temos um processo metafórico de produção de sentido.

Metáfora da palavra = a metáfora entre palavras funciona a partir do estabelecimento de uma relação/comparação de sentido entre um elemento comparado e um elemento comparante. Vamos a um exemplo extraído da letra de Renato Russo para a música Monte Castelo (escrita a partir de um soneto de Luis de Camões):

Amor é fogo que arde sem se ver

Amor(elemento comparado) / fogo(elemento comparante)

Muitos textos correspondem a uma metáfora. Em outras palavras, o texto é, em parte ou em sua totalidade, metafórico, pois utiliza uma construção para servir como figuração da realidade, sem descrevê-la literalmente.

Conceituando metonímia...

José Carlos de Azeredo, em sua Gramática (2008, p. 485) assim conceitua: “Metonímia consiste na transferência de um termo para o âmbito de um significado que não é o seu, processado por uma relação cuja lógica se dá, não na semelhança, mas na contiguidade das ideias”.

Na metonímia, a relação entre os elementos que os termos designam não depende exclusivamente do indivíduo, mas da ligação objetiva que esses elementos mantêm na realidade.

Atenção

Na metáfora a substituição de um termo por outro se dá por um processo interno, intuitivo, estritamente dependente do sujeito que realiza a substituição. Na metonímia, o processo é externo, pois a relação entre aquilo que os termos significam é verificável na realidade externa ao sujeito que estabelece tal relação.

A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido.

Metáfora e metonímia: aproximações e afastamentos

Metáfora = Relação de adesão semântica entre duas palavras ou expressões, como uma comparação implícita(sem a presença do elemento comparativo).

Metonímia = Relação de aproximação,em que parte do conteúdo semântico de uma palavra ou expressão é relacionado a outra palavra ou expressão, também numa comparação implícita.

SENTIDO

Quando nos comunicamos, através da língua, produzimos mensagens que possam ser entendidas por quem nos ouve, certo? Se não fosse assim, a comunicação não seria efetivada, pois nossos pares não entenderiam nosso discurso. E temos de concordar que todos nós queremos ser entendidos, ou melhor, queremos que nossas mensagens tenham SENTIDO.

Daí a importância de percebermos o que, na verdade, buscamos quando fazemos parte de uma conversa ou quando lemos informações em livros, cartazes etc: procuramos entender o SENTIDO. Em outras palavras, desejamos saber o que o Fulano está dizendo com os enunciados que está produzindo ou o que está escrito no livro, no cartaz, no anúncio, e assim por diante. Já percebeu que até mesmo quando estamos diante de um quadro, de uma charge, diante de algo que não contenha palavras precisamos entender a mensagem através das figuras? É importante perceber que necessitamos de uma sequência de figuras, gestos, sinais ou palavras que sejam coerentes, que comuniquem uma mensagem.

“Este texto está direcionado a jovens que estão em busca do amor, que estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com