TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Contabilidade

Artigos Científicos: Aula Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 7

Capítulo 01

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE

1. Introdução à Contabilidade

1.1 Tomadas de decisão

1.2 Função do Contador

1.3 Objetivos da Contabilidade

1.4 Cenários contábeis

1.5 Contabilidade como profissão

1.6 Evolução da Contabilidade

1.7 A Contabilidade no Brasil

Questões de verificação de aprendizagem

Introdução à Contabilidade

OBJETIVOS

Ao final deste capítulo, o aluno terá condições de:

 Entender a importância da contabilidade nos processos decisórios das organizações.

 Conhecer as funções do contador e os objetivos da contabilidade.

 Reconhecer os principais usuários da contabilidade.

Frequentemente os responsáveis pela administração estão tomando decisões vitais para o sucesso do negócio.

Para isso é preciso de dados, de informações corretas, de subsídios que contribuam para uma boa tomada de decisão.

Como comprar ou alugar uma máquina, o preço de um produto, se devemos contrair uma dívida a longo ou curto prazos, quanto de dívida contrairemos, que quantidade de material para estoque deveremos comprar, reduzir custos, produzir mais.

A contabilidade coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e mensurando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

Ouvimos empresários que criticam a carga tributária e os encargos sociais a que estão sujeitos, a falta de recursos, os juros altos etc., fatores esses que, sem dúvida, contribuem para debilitar suas empresas.

No mundo dos negócios a experiência e o feeling do administrador não são mais fatores decisivos; exige-se um elenco de informações reais, que norteiem suas decisões. Essas informações estão contidas nos relatórios elaborados pela contabilidade.

A Contabilidade é a linguagem dos negócios. Ela mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios e dá diretrizes para tomadas de decisões.

O processo decisório decorrente das informações apuradas pela contabilidade não se restringe apenas aos administradores e gerentes da empresa, mas também a outros segmentos, exteriores a ela, como:

 INVESTIDORES: É por meio dos relatórios contábeis que se identifica a situação econômico-financeira da empresa; dessa forma, o investidor tem às mãos os elementos necessários para decidir sobre as melhores alternativas de investimentos.

Os relatórios evidenciam a capacidade da empresa em gerar lucros e outras informações.

 FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS A CRÉDITO: usam os relatórios para analisar a capacidade de pagamento da empresa compradora.

 BANCOS: utilizam os relatórios para aprovar empréstimos, limites de crédito, etc.

 GOVERNO: usa os relatórios não só com a finalidade de arrecadação de impostos, mas também como fonte de dados estatísticos, no sentido de melhor redimensionar a economia (por intermédio do INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE, por exemplo).

 SINDICATOS: utilizam os relatórios para determinar a produtividade do setor, fator preponderante em negociações para reajuste de salários.

 OUTROS INTERESSADOS: funcionários, órgãos de classe, as pessoas, diversos institutos que regulam e fiscalizam as atividades das empresas, como a CVM, o CFC e CRCs, clientes, concorrentes, fornecedores, etc.

FUNÇÃO DO CONTADOR

A função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões. Ressaltemos, entretanto, que, em nosso país, em alguns segmentos de nossa economia, principalmente na pequena empresa, a função do contador foi distorcida (infelizmente), estando voltada exclusivamente para satisfazer às exigências do fisco.

As áreas de atuação do contador podem ser visualizadas na figura abaixo:

Coleta de dados - Registro dos dados e processamento –Relatórios- Usuários da contabilidade - Internos ou externos

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE

É permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira de uma dada entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

CENÁRIOS CONTÁBEIS

A CONTABILIDADE é uma CIÊNCIA SOCIAL, uma vez que estudam objetos, fenômenos e fatos resultantes de ações humanas, em particular aqueles que se traduzem na criação, manutenção e incremento das riquezas, isto é, do PATRIMÔNIO.

CONTABILIDADE COMO PROFISSÃO

A contabilidade é uma das áreas que mais proporcionam oportunidades, de toda espécie, para os profissionais que a ela se dedicam.

A contabilidade disporá de inúmeras alternativas, mostradas a seguir.

CONTADOR

É o profissional que lida com o PATRIMÔNIO das instituições, bem como com suas respectivas áreas financeira e econômica.

Bacharelado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS, exercendo suas funções, o contador poderá dedicar-se a qualquer das formas com que a contabilidade se faz presente na atualidade:

 CONTABILIDADE FINANCEIRA - é a contabilidade GERAL, necessária a todas as empresas. Fornece informações básicas a seus usuários e é obrigatória para fins fiscais.

A CONTABILIDADE FINANCEIRA, de acordo com a área ou a atividade em que é aplicada, recebe várias denominações:

 CONTABILIDADE AGRÍCOLA;

 CONTABILIDADE BANCÁRIA;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com