TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula De Violão

Trabalho Escolar: Aula De Violão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

 Para fazer os acordes: Cada linha representa uma corda, sendo a linha da esquerda a sexta corda. A bolinha preta representa a primeira corda que deve ser tocada. As cordas marcadas com “x” não são tocadas.

Acordes Maiores

Os primeiros acordes que você deve aprender quando começa a tocar violão são os acordes maiores. Existem muitas maneiras de se fazer um acorde no violão, mas é importante saber encaixar cada posição na hora certa, conforme o conjunto de acordes utilizado.

Os acordes maiores são formados com as notas 1, 3 e 5 da escala de cadaacorde e também são chamados de tríades.

Segue abaixo as posições mais simples dos 7 acordes maiores:

Acordes maiores: Dó maior (C), Ré maior (D), Mi maior (E), Fá maior (F),Sol maior (G), Lá maior (A) e Si maior (B).

Como você pode ter visto logo acima, os acordes de Fá e Si (F – B) no violão são feitos com PESTANA, se você não sabe o que significa uma pestana, veja mais sobre este assunto no curso de violão gratuito aqui do blog, acessando a categoria aulas de violão.

Bom, agora em sequência veja abaixo a tabela de acordes no violão menores, para entender um pouco mais sobre a formação de acordes menores no violão,clique aqui.

Acordes menores

Os acordes menores são bastante utilizados nas melodias das músicas. Apósaprender as posições dos acordes maiores, você pode começar a treinar osacordes menores. A maioria deles não exige uma grande alteração na forma do acorde e geralmente acrescenta ou diminui o uso de um dos dedos a partir doacorde maior.

Assim como os acordes maiores, é possível se fazer um acorde menor de diversas formas, mas é importante saber encaixar cada posição na hora certa, conforme o conjunto de acordes utilizado.

Os acordes menores são formados com as notas 1, 3 e 5 da escala de cada acorde e também são chamados de tríades, assim como os maiores. A diferença para os acordes maiores é que a distância entre a nota 1 e 3 é de 1 tom e meio e entre a nota 3 e a 5 de 2 tons. Nos acordes maiores essa diferença é de 2 e 1 e meio, respectivamente.

Segue abaixo as posições mais simples dos 7 acordes menores

Acordes menores: Dó menor (Cm), Ré menor (Dm), Mi menor (Em), Fá menor (Fm), Sol menor (Gm), Lá menor (Am) e Si menor (Bm).

Acordes com Sétima

Os acordes com sétima são muito utilizados para preparar um outro acorde, ou seja, antecipar o início de um refrão, ou indicar uma mudança na melodia. Como prova disso, é muito comum encontrar as sequências D7 + G, A7 + D, C7 + F nas músicas.

O acorde de sétima, como também é chamado, é feito adicionando a sétima nota menor (de uma escala diatônica em relação a tônica da escala). Isso significa 10semitons para menor e 11 semitons para um acorde maior.

Segue abaixo as posições mais simples dos 7 acordes maiores com sétima:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com