TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Recreativa

Dissertações: Aula Recreativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 5

PLANO DE AULA

Desenvolvido para crianças do ensino infantil, 4º e 5º.

Objetivo Geral:

Desenvolver com as crianças através das brincadeiras, uma atividade física prazerosa, promovendo a interação com o grupo, mas evidenciando sempre a aprendizagem.

Objetivo Específico:

Fazer com que cada criança participe das brincadeiras, e desenvolva as devidas competências que lhes são propostas, beneficiando tanto a parte física e motora, quanto as competências intelectuais, bem como o trabalho em grupo.

METODOLOGIA

Aquecimento....

Onde esta o gatinho?

Forma-se um círculo, escolhe-se uma criança para ser o pega, os outros alunos colocam-se de pé,e escolhe-se o primeiro aluno que será o gatinho com uma venda nos olhos. Fazemos os outros alunos trocarem de posições em seguida fazemos uma pergunta para o que está no centro do círculo. "Gatinho tu estas perdido? Ele responde: Sim. Então vem me encontrar" respondem os outros. Assim o aluno que esta com a venda deverá descobrir o colega apenas apalpando-o. Após trocamos o "Gatinho" que vai para o centro do círculo para ser pego. Aquele que não acertar permanecerá sendo o gatinho até acertar.

Objetivo: Desenvolver a percepção tátil, percepção visual, noção espacial .

Material necessário: uma venda para os olhos

Quatros cantos da sala

1 – Pede-se que duas pessoas voluntárias se retirem da sala enquanto é explicada a brincadeira.

2 – O animador explica ao grupo:

a) que é preciso encontrar uma figura imaginária para cada canto da sala;

b) a brincadeira será tanto mais divertida quanto mais engraçadas ou exóticas forem as figuras imaginárias para cada canto. Por exemplo: num canto da sala um grupo imagina que há soda caustica, em outro, um gambá, já em outro, estrume de vaca, e num outro um escorpião;

c) encarrega-se uma pessoa para anotar a figura imaginária em cada canto, e as respostas que serão dadas pelos voluntários, assim que retornarem a sala.

3 – Chamam-se os voluntários a sala, o animador lhe explicará que o grupo imaginou uma figura em cada canto da sala. Os voluntários são convidados, um a um, a dizer para o grupo o que fariam com cada figura imaginária, e a pessoa do grupo encarregada de anotar as respostas às registrará para serem lidas no final.

4 – A brincadeira será tanto mais engraçada, quanto mais engraçadas forem as figuras imaginárias, levantadas pelo grupo. Assim, por exemplo, se alguém disser que dará de presente, ou para comer, umas figuras imaginárias acima, mais gargalhadas explodirão dentre o grupo.

Objetivo: Aguçar a criatividade de cada um;

Varal Maluco

Escolhem-se duas equipes com 5 integrantes cada. São entregues para duas equipes, 05 balões cada, onde cada integrante irá executar uma atividade contida no balão.Se for necessário os outros integrantes do grupo (designado para esta atividade) poderão ajudar a desenvolver.A equipe que terminar primeiro as tarefas é o vencedor.

Objetivo: valorizar o trabalho em grupo, cooperação e agilidade.

Material necessário: 05 balões, barbante.

Você já ?-

O grupo fica em círculo e uma pessoa fica no meio, lembrando que cada pessoa tem seu lugar especificado. A pessoa que fica no meio fará uma pergunta: você já visitou o Góias? quem nunca visitou permanece no seu lugar, mas quem já o visitou precisa se mover para um outro lugar e a pessoa que está no meio precisa tentar pegar um lugar. Caso tenha apenas uma pessoa que já tenha visitado, ela troca com a pessoa que está no meio. A brincadeira é bem agitada e as perguntas são totalmente livres.

Objetivo: atenção e agilidade;

Laranja na Testa

Escolhem-se duas duplas, onde cada dupla receberá uma laranja, para a realização da prova. As duplas deverão percorrer uma distância definida (ida e volta) com as laranjas na testa sem deixá-las cair e com as mãos para trás, ao final do percurso terão que pegar um objeto no chão e voltar, enquanto as duplas andam para pegar o objeto, será tocada uma música, onde por várias vezes ela será cessada, tendo as duplas de ficarem paradas, até a musica se iniciar.

Objetivo: valorizar a concentração, o trabalho em grupo e as condições físicas das crianças

Material necessário: duas laranjas, dois objetos (a escolha), aparelho de som.

Canto Apaixonado

1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com