TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 02

Dissertações: Aula Tema 02. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

Salário Motiva?

Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a um comportamento específico. E uma das questões mais polêmicas referentes a salário é se este funciona como um fator de motivação para os funcionários.

Toda pessoa tem um equilíbrio interno que de acordo com um estímulo ou incentivo faz surgir uma necessidade. Toda vez que surge uma necessidade esta rompe o estado de equilíbrio da pessoa, gerando uma descarga de tensão e um comportamento ou ação. Dependendo do comportamento ou ação a pessoa poderá ter satisfação ou insatisfação. A insatisfação da necessidade produzirá um estado de frustração, agressão, insônia, resistência, moral baixo. Se o comportamento ou ação for eficaz, a pessoa encontrará a satisfação da necessidade e, portanto, volta ao estado de equilíbrio anterior, à sua forma de ajustamento ao ambiente.

As pessoas desejam dinheiro porque permite-lhes segurança, mas também dá plenas condições para a satisfação das necessidades sociais, de estima e de auto-realização.Diante disso, as empresas devem ver o salário como função agregada de motivação e procurar utilizá-lo como um instrumento a mais na compatibilização dos objetivos organizacionais e pessoais.

O salário não é fator de motivação quando analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não gera satisfação ao empregado, é apenas recompensa justa pelo seu trabalho e o empregado busca a garantia de sua sobrevivência.

Para ter pessoas integradas, produtivas e ambiente motivador na organização, é necessário plano adequado, como plano básico, o carro-chefe, o PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS, porque sem ele dificilmente os demais planos de desenvolvimento funcionam.

As pessoas creem que seu desempenho é, ao mesmo tempo, possível e necessário para obter mais dinheiro. Sabemos que salário não é o único componente remuneratório de contraprestação do trabalho. Existem também os benefícios, que acabam se somando e compondo a chamada remuneração, bem como poderão existir outras verbas de crédito, como, por exemplo, remuneração variável, bônus, gratificações, etc.

Existem diversas maneiras de definir o termo salário, dependendo de sua forma de aplicação ou como ele se apresenta para o empregado ou para o empregador. Quando a remuneração é feita corretamente, os empregados têm mais probabilidade de estar satisfeitos e motivados para com os objetivos, aumentando suas produtividades, conhecimentos, gerando ideias, motivando a equipe, dando suas opiniões ajudando no desenvolvimento da empresa e criando seu plano de carreira, sendo assim eles conseguem enxergar à frente um plano futuro, um reconhecimento, buscando sempre melhorar seus aprendizados e suas funções para alcançar cargos que almejam, trazendo bons resultados para ambas as partes.

Surpreendentemente muitos empregados e empregadores pouco sabem a respeito de planejamento de carreira. Não estão conscientes da necessidade e das vantagens desse planejamento. E uma vez conscientes, frequentemente falta à informação necessária para que tenham sucesso em seu planejamento.

http://www.gestaodecarreira.com.br/coaching/motivacao/afinal-salario-e-fator-motivador.html

PASSO 2 - ATPS

A-

Abraham Maslow: Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow.

Hierarquia de necessidades de Maslow, proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow baseia-se na ideia de que cada ser humano esforça-se muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. É um esquema que apresenta uma divisão hierárquica em que as necessidades consideradas de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Segundo esta teoria, cada indivíduo tem de realizar uma “escalada” hierárquica de necessidades para atingir a sua plena auto-realização.

Maslow definiu cinco necessidades:

• Fisiológicas;

• Segurança;

• Sociais;

• Status- Estima;

• Auto-realização.

Existem as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto-realização.

B-

Frederik

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com