TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 07

Casos: Aula Tema 07. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Quais são as principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso?

Liderança, tomada de decisão, visão sistêmica, comunicação, solucionar conflitos, relacionamento interpessoal, motivação, solução de problemas, negociação, conhecimentos técnicos...

O conceito de empresa, gestor e empresário:

Empresa: E uma atividade econômica exercida profissionalmente pelo empresário por meio da articulação dos fatores produtivos para a produção ou circulação de bens ou de serviços.

Gestor: Gestor é definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete a interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planejamento ,da organização, da liderança ou direção de controle, afim de atingir os referidos objetivos. Daqui se conclui que o gestor é alguém que desenvolve os planos estratégicos e operacionais, que julga mais eficazes para atingir os objetivos propostos, concebe as estruturas e estabelece as regras, politicas e procedimentos mais adequadas aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando e de controle.

Empresário: È o sujeito de direito que exerce a empresa, ou seja, aquele que exerce profissionalmente uma atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços. O empresário pode ser pessoa física ou jurídica.

Por que as empresas são consideradas sistemas abertos?

A interação e intercâmbio da organização com o ambiente moldam a estrutura de sistemas abertos. Quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas para se adaptar a essas mudanças e sobreviver. As organizações, segundo a teria de sistemas abertos, podem ser vistas como sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que integram entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções.

O que é missão, visão e valores organizacionais?

Missão: A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos seus clientes e demais.

Visão: A visão é algo responsável nortear a organização. E um acumulado de convicções que direciona sua trajetória. O professor de empreendedorismo Louis Jacques filion define visão como “a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso”.

Valores: Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um individuo quanto em uma organização. Richard Barrett, ex-diretor do banco mundial, declara que em uma organização os valores “dizem” e os comportamentos “fazem”. Assim sendo, os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com