TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 1

Artigo: Aula Tema 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  3.093 Palavras (13 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 13

1 ETAPA 1

1.1 Aula- tema: Introdução a Contabilidade. Patrimônio.

Esta atividade é importante para que você reforce os conceitos sobre Contabilidade e a formação do patrimônio das organizações.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

1.1.2 PASSO 1 (Aluno)

Ler com atenção o Capítulo 1 do Livro-texto da disciplina e responda as seguintes perguntas:

1- Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões

na empresa?

2- Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?

3- Das diferentes profissões que o contador pode atuar, qual você escolheria e por quê?

4- Elabore uma redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da Contabilidade no mundo.

1- A contabilidade tem como funções principais a coleta, armazenagem e transformação de dados em informações para a tomada de decisões.

2- O contador exerce a função de registrar e interpretar os dados e os fatos cronologicamente. Pode ser um empregado de uma entidade pública ou privada, profissional liberal ou mesmo um empresário proprietário de escritório. Já nos cargos administrativos é muito comum encontrar profissionais da área contábil exercendo cargos de chefia, gerência e presidência de alguns grupos empresariais, visando à maximização de lucros para a empresa ou adequada prestação de serviços.

3- Contador e auditor com patente oficial dentro da polícia e do exército, para poder controlar os custos e uso do dinheiro investido na segurança pública.

4- A contabilidade é tão antiga quanto á origem do homem. Mesmo em épocas remotas o homem sempre sentiu necessidade de registrar seus pertences para controlar o que havia conquistado, a fim de defender suas posses.

Durante os séculos XIII e XVI, na Itália, a contabilidade foi consolidada como ciência após a publicação de um tratado de Frei Luca Paccioli, em 1494, onde relata os fatos da contabilidade. No século XX, o domínio dos Estados Unidos era evidente, principalmente após a depressão de 1929. Com o crescimento do mercado de capitais, surgiu a preocupação de tornar a contabilidade útil para a tomada de decisões.

No Brasil a criação da escola de comércio determinou a chegada da escola Europeia de contabilidade. Esse domínio fortaleceu-se com a publicação da circular nº. 179/72, do Banco Central, e se consolidou a partir do advento da Lei nº. 6.404/76. em 28 de dezembro de 2007, foi publicada no diário Oficial da União a Lei nº. 11.638/07, que altera partes da Lei nº. 6.404/76 e representa um marco histórico na contabilidade das empresas e na profissão contábil.

1.1.3 PASSO 2 (Equipe)

Ler o texto: Patrimônio, de Autoria de Ricardo J. Ferreira, disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpQkhIT3pfZGpGeE0> Acesso em: 28 set.2012, e em no máximo duas laudas redijam resumo sobre o documento, mencionando o que vocês entenderam por “bens”, “direitos”, “obrigações” e “Patrimônio”.

Patrimônio: Estão compreendidos no campo de atuação do contabilista, controle, exposição e análise de patrimônio, para poder informar a situação patrimonial. O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica que possam ser avaliados em dinheiro.

Bens: Segundo a Economia, bens são coisas que servem para satisfazer uma necessidade humana, já por definição jurídica, bem é aquilo que pode ser objeto de direito e é suscetível de ser utilizado e avaliado, já os bens corpóreos são materiais, algo que tem existência física e podem ser tocados e são visíveis.

Os bens incorpóreos não existem fisicamente, porém os mesmos podem ser traduzidos em moeda para serem registrados. Os bens de sua propriedade devem ser demonstrados pela contabilidade, como integrante do patrimônio de uma determinada pessoa.

Direitos e Obrigações: Em sentido contábil os direitos representam créditos, que são valores a receber ou a recuperar em transações com terceiros, em regra, os direitos são representados por títulos e documentos.

Quando uma empresa efetuar uma venda de mercadorias à vista, será necessária apenas uma nota fiscal para a entrega dos produtos, não havendo a necessidade de um documento posterior de cobrança.

A exigência de emissão de nota fiscal decorre da legislação tributária, os contribuintes são obrigados a emitir a nota fiscal para as operações serem realizadas, mesmo que não haja incidência de tributos sob pena de apreensão das mercadorias e multa, já nas vendas á prazo, além da nota fiscal, o comerciante precisa emitir um documento que sirva especificamente para a cobrança de seu crédito.

A fatura comercial é um documento que lista as mercadorias vendidas, indicando sua quantidade, qualidade, espécie, preços, nomes e endereços do vendedor e comprador, data de emissão e data de remessa das mercadorias, entre outras informações, além da fatura que é obrigatória nas vendas, o comerciante pode emitir a duplicata, que apesar de não ser exigida por lei, é comum nas vendas a prazo, o que leva o vendedor a emitir a duplicata para cobrança, são as vantagens que ela proporciona em termos de circulação e cobrança judicial, que ao contrário da fatura, a duplicata é um título de crédito. Um mesmo documento pode reunir os elementos necessários para a emissão da nota fiscal e fatura, que é a Nota-Fiscal-Fatura, também é admissível a emissão de Fatura-Duplicata.

As sociedades imobiliárias, bancos e outras pessoas que não negociam com mercadoria, apesar de não poderem emitir duplicata podem emitir outros títulos de crédito, como é o caso da nota promissória. Ao contrario da duplicata quem emite a nota promissória é o próprio devedor, sendo assim, uma vez que ao emitir o título, o devedor já estará reconhecendo a dívida.

1.1.4 PASSO 3 (Equipe)

Criar junto com sua equipe uma empresa fictícia. Reunir-se e eleger um segmento de negócio que pretendam atuar, mas deem preferência para uma atividade comercial. Criem o nome da empresa e estipulem qual o valor do Capital que a empresa precisa para abrir suas portas, utilizando a criatividade para misturar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com