TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 2 ADM

Ensaios: Aula Tema 2 ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/7/2013  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  1.441 Visualizações

Página 1 de 4

Aula tema 2- Atividade Coorporativa

Ética os valores da Verdade:

- Respeito à Vida;

- Respeito à dignidade humana;

- Respeito à liberdade Responsável;

- Respeito ao trabalho;

- Respeito ao bem-comum;

Ética empresarial e cultura corporativa:

A Ética hoje em dia é uma questão de sobrevivência para as empresas, hoje em dia não se pode avaliar os padrões tangíveis de ontem, pois referenciais intangíveis são importantíssimos, como marca, imagem, prestígio, confiabilidade, são fatores decisivos para garantir a sobrevivência e continuidade da empresa.

A ética é determinada pela cultura? Por ser lei, é ético? Por ser costume é ético?

Segundo Francisco Gomes, estamos vivendo um momento de renascimento moral, e o inicio são as boas intensões que podem dar início ao processo.

A conscientização tem esse mérito: provoca desconforto com relação às situações negativas vigentes. É imprescindível, todavia, existem alternativas concretas, atitudes e comportamentos que denotem mudanças significativas. Surge daí o compromisso das lideranças.

É impossível a continuidade de um grupo sem o mínimo de estrutura ética, valores, princípios, limites, respeito à pessoa, sentido de bem comum.

Por isso é necessário distinguir: Predisposição ética e consciência ética.

-Predisposição ética refere-se à percepção de valor, à relevância do bem moral;

- Consciência ética: Refere-se à capacidade de avaliar e julgar e à disposição de agir.

A falta de predisposição ética está presente na indiferença e a falta de bons costumes. Nos dias de hoje, as empresas cada vez mais introduzem códigos de ética.

Um exemplo de insensibilidade ética está na falta de compromisso e falta de respeito dos programas televisivos, muitos promovendo verdadeiros lixos morais. Onde tudo é permitido e bem patrocinado por organizações, estas visam apenas audiência e consumo.

-Traços Culturais:

-Autoritarismo;

- Paternalismo

-Individualismo; e

-Consumismo.

A consciência ética é vital para o homem na sociedade, pois este não sobrevive sozinho, sema uma equipe, sem o outro, torna-se uma abstração social, manipulável e excluído. É a ética da solidariedade que dá sustentação a uma equipe e a torna indestrutível, e não há vida social autêntica sem essa fundamentação ética. Todo trabalho de conversão pessoal precisa estar apoiado em uma estrutura cultural adequada, sem que as “recaídas” sejam fatais. Como no caso do Padre Anchieta e o chefe canibal Cunhambeibe.

Trabalhar a cultua das organizações é fundamental para que as pessoas possam se converter autenticamente. Ser competente envolve ser ético, profissionais competentes e aéticos ganham negócios e perdem a empresa.

-Ética do Lucro:

O lucro é o fator de sobrevivência na dinâmica do modelo capitalista;

A Ética do Lucro importa que se contemplem quatro condições essenciais e simultâneas em um empreendimento:

- Empresa;

- Capital;

-Trabalho; e

- Comunidade.

A visão sobre a Ética do Lucro significa limpar a consciência empresarial, que é distorcida e confusa em suas práticas, o que torna isso ainda pior é a falta de convicção firme sobre a missão da empresa. As pessoas confundem lucro com objetivo da empresa, achando que o lucro é a missão, no entanto, a missão é o serviço prestado, e não o lucro, este ultimo é a remuneração pelo serviço feito.

Ética dá Lucro?

Sim!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com