TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 3 PCP

Ensaios: Aula Tema 3 PCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. O planejamento define onde se pretende chegar ,o que deve ser feito para tanto,quando, como e em qual sequência .

Níveis hierárquicos das atividades de planejamento e controle da produção (PCP)

 Níveis e suas Definições.

• Estratégico: É realizado no nível institucional da empresa em uma média de longo prazo. Esta voltada para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa ,envolvendo a empresa como um todo,seus dirigentes estão voltados para as tarefas primárias da empresa.

• Tático: É realizado no nível intermediário em médio prazo. Concentra-se em uma área específica da empresa ,como um departamento ou divisão,determina os meios e os objetivos necessários para executar a função.

• Operacional: É realizado no nível operacional, caracterizado como curto prazo. Este planejamento preocupa-se basicamente no que fazer e como fazer no nível que as tarefas são executadas.Preocupa-se com um tarefa ou operação específica.

 Atividades que Exerce.

• Estratégico: É o planejamento que abrange toda a organização como um sistema único e aberto e esta voltado para a eficácia da organização. é dele que parte toda a decisão de grande aspecto de toda a organização.Decisões chave são objetivos e metas,estratégia de diversificação,da expansão,administrativa e financeira.Métodos de crescimento e planos de crescimento.Caracterizando decisões centralizadas,não repetitivas e não programadas.

• Tático: decisão estratégica relacionadas com a empresa e o ambiente, decisões administrativas relacionadas com aspectos internos da empresa que envolve departamentos e unidades organizacionais alocadas à distribuição de recursos e também decisões operacionais relacionadas com as tarefas, cargos e aspectos cotidianos da operação. decisões chave são organização,estrutura do fluxo de informações ,de autoridade e responsabilidade, estrutura de conversão de recursos ,aquisição e desenvolvimento de recursos,como financeiro,humanos e materiais.Caracteriza conflitos entre estratégia e operações e entre objetivos individuais e organizacionais.

• Operacional: Este é o planejamento que executa as tarefas exigidas em menor prazo, planos relacionados com métodos, planos relacionados com dinheiro, planos relacionados com tempo e planos relacionados com comportamentos ou regulamentos. Decisões chave são objetivos e metas operacionais ,níveis de preços e saídas ,programação de produção,níveis de estoque ,políticas de estratégias de marketing e de pesquisa e desenvolvimento e desenvolvimentos .Caracterizando decisões descentralizadas ,repetitivas e programadas.

 Participação no processo de produção.

• Tático: o plano mestre é gerado conforme a viabilidade do planejamento estratégico, acompanhando os pedidos que entraram. Então o PCP avisa se existe necessidade de produzir determinado produto,com base no estoque.

• Operacional: o PCP acompanha o controle da produção verificando se foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com