TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 4

Casos: Aula Tema 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  4.343 Visualizações

Página 1 de 6

Competências Profissionais Pedagogia

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Nota

0.625 de um máximo de 0.75(83%)

Question1

Notas: 1

São considerados textos narrativos aqueles que:

Escolher uma resposta.

a. Apresentam uma pergunta, um problema e também oferecem uma solução.

b. São agrupados pelo autor, a fim de apresentar uma quantidade de ideias sobre um determinado assunto, enumerando-as e relacionando-as entre si.

c. Apresentam as semelhanças e diferenças entre determinados fatos, conceitos ou ideias, a fim de aprofundar a informação apresentada.

d. Têm a pretensão de induzir a uma ação do leitor com palavras de ordem e instruções de montagem.

e. São organizados em uma sequência composta por início, meio e final.

Resposta correta: São organizados em uma sequência composta por início, meio e final.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, sua resposta está correta! O texto narrativo é caracterizado pelo desenvolvimento cronológico e os mesmos seguem uma determinada ordem: estado inicial / complicação / ação / resolução / estado final.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

Leia as afirmativas abaixo e analise quais são consideradas como conjunto de propostas para o ensino de estratégias de compreensão leitora:

I. A etapa do modelo, participação do aluno e leitura silenciosa.

II. O ensino direto, dividido em cinco etapas: introdução, exemplo, ensino direto, aplicação dirigida pelo professor e prática individual.

III. O modelo de ensino recíproco, em que o aluno assume um papel ativo durante o processo de leitura.

Agora escolha a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Apenas I e III estão corretas.

b. Apenas a I está correta.

c. Todas as afirmações estão corretas.

d. Apenas II e III estão corretas.

e. Apenas I e II estão corretas.

Comentário sobre a resposta incorreta: Não foi desta vez! Volte ao capítulo 4 do livro-texto e ao resumo da aula para compreender as propostas para o ensino de estratégias de compreensão leitora.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question3

Notas: 1

Sobre o ensino de estratégias da compreensão leitora, considere as afirmativas abaixo:

I. O domínio das estratégias de compreensão leitora requer maior controle por parte do professor, ou seja, sua função primordial é guiar o processo de leitura.

II. São procedimentos de caráter elevado que envolvem a presença de objetivos, planejamento das ações para se atingir os objetivos, sua avaliação e possível mudança.

III. Permitem estabelecer os objetivos de leitura e atualização de conhecimentos prévios relevantes; inferências variadas e a revisão e compreensão enquanto se lê e a tomada de decisões adequadas diante de falhas de comunicação; recapitular o conteúdo, resumi-lo e ampliar o conhecimento adquirido durante a leitura.

Agora escolha a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Nenhuma afirmação está correta.

b. As afirmações II e III estão corretas.

c. As afirmações I e II estão corretas.

d. Apenas a afirmação I está correta.

e. As afirmações I e III estão corretas.

Resposta correta: As afirmações II e III estão corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, esta é a resposta correta! O domínio das estratégias de compreensão leitora requer progressivamente menor controle por parte do professor e maior controle do aluno durante o processo.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

(ENADE 2011 / Letras)

Brasileiro não gosta de ler?

Sempre fui de muito ler, não por virtude, mas porque, em nossa casa, livro era um objeto cotidiano, como o pão e o leite. Lembro de minhas avós de livro na mão quando não estavam lidando na casa. Minha cama de menina e mocinha era embutida em prateleiras. Criança insone, meu conforto nas noites intermináveis era acender o abajur, estender a mão, e ali estavam os meus amigos. Algumas vezes acordei minha mãe esquecendo a hora e dando risadas com a boneca Emília, de Monteiro Lobato, meu ídolo em criança: fazia mil artes e todo mundo achava graça. Como ler é um hábito raro entre nós, e a meninada chega ao colégio achando livro uma coisa quase esquisita, e leitura uma chatice, talvez ela precise ser seduzida: percebendo que ler pode ser divertido, interessante, pode entusiasmar, distrair, dar prazer. Eu sugiro crônicas, pois temos grandes cronistas no Brasil, a começar por Rubem Braga e Paulo Mendes Campos, além dos vivos como Veríssimo e outros tantos. Além disso, cada um deve descobrir o que gosta de ler, e vai gostar, talvez, pela vida afora. Não é preciso que todos amem os clássicos nem apreciem romance ou poesia. Há quem goste de ler sobre esportes, explorações, viagens, astronáutica ou astronomia, história, artes, computação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com