TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema

Artigos Científicos: Aula Tema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

PASSO 1

• Faça uma pesquisa que o ajude a identificar e compreender:

¤ o processo de Seis Sigma;

Seis Sigma é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas para a Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. 1 Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações. Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. 2 Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.

Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Seis_Sigma

¤ como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma estão relacionadas à gestão estratégica e à gestão pela qualidade.

Qualidade e estratégia são dois assuntos que despertam o interesse dos gestores, porque podem auxiliar as empresas a estabelecerem formas de aumentar a competitividade em mercados tão competitivos. Esses dois temas são amplamente discutidos nas empresas há pelo menos duas décadas. Com a globalização, as fronteiras no mundo dos negócios não existem mais; então, estar bem posicionado no mercado pode representar um diferencial que define a sobrevivência das empresas. Assim, os níveis de qualidade podem indicar onde as empresas precisam concentrarem seus esforços para manter a melhoria contínua. O B S C é uma ferramenta de gestão importante para auxiliar a tomada de decisão dos gestores preocupados em conduzir os negócios com vantagens competitivas. O B SC está diretamente ligado à implementação da estratégia organizacional, então deve considerar as declarações demissão, princípios, valores e objetivos organizacionais definidos pelas empresas. Partindo da ideia de que os indicadores contábeis e financeiros são incapazes de orientar os negócios de modo sistêmico, o Instituto Norton desenvolveu, em 1990, um estudo para identificar quais outros indicadores poderiam representar as contribuições dos ativos intangíveis nas estratégias organizacionais. Surgiu, então, o conceito de B SC, definido como uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma de um conjunto de medidas de desempenho, formando, assim, uma estrutura de mensuração.

Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Seis_Sigma

PASSO 2

• Amplie a pesquisa identificando estudos de caso sobre a aplicação das ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma. Encontre:

¤ Um caso de sucesso.

A ALLIED SIGNAL (Honeywell), estava há alguns anos à beira da falência. Iniciou em 1994 a implementação do programa Six Sigma e, de lá para cá, reduziu seus custos em mais de US$ 2 bilhões. Teve um crescimento em 1998, de 12%.

Só em 1999 a GEeconomizou mais de US$ 1,5 bilhões devido ao programa Six Sigma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com